Pode usar Diesel S10 em motores antigos?
O Diesel S10 se tornou obrigatório em motores fabricados a partir de 2012, o que deixou uma dúvida em muitas pessoas: pode usar S10 em motores antigos?
O Diesel S10 representa uma transformação no mercado de abastecimento. Produzido a partir de um sistema tecnológico que busca reduzir as emissões de gases poluentes no meio ambiente. Para isso conta com uma menor concentração de enxofre em sua composição, consequentemente, diminuindo a liberação de compostos como óxidos de nitrogênio (NOx) e óxidos de enxofre (SOx).
Inclusive, seu nome deriva justamente dessa informação. Ele indica que há apenas 10 ppm de enxofre, enquanto o Diesel S500 possui 500 ppm.
O S10 também tem uma alta concentração de cetano (CN) se comparado ao S500. O componente está associado à melhora da ignição de motores, o que é bastante beneficiado no S10.
Por esses motivos, e em decorrência da obrigatoriedade, o S10 se popularizou rapidamente e muitos consumidores passaram a utilizar cada vez mais essa opção de diesel. Porém, outros ainda têm medo de usá-lo em motores antigos, ou seja, aqueles que foram produzidos antes de 2012.
Posso usar Diesel S10 em motores antigos?
Antes de mais nada, queremos te tranquilizar. Afinal, é perfeitamente comum que se utilize S10 em motores antigos. Ele não apenas é compatível com esses sistemas, mas também pode ajudar na melhora da potência do veículo.
O S10 de fato carrega uma série de benefícios fundamentais aos motoristas e proprietários. Além do alto nível de cetano e baixo de enxofre, ele ainda diminui a necessidade de troca de óleo. Como absorve menos resíduos do motor, pode ser utilizado por mais tempo, trazendo melhores resultados ao uso do combustível e maior durabilidade.
Porém, para que tudo isso esteja disponível aos motores antigos, é preciso ficar atento a alguns detalhes.
Tecnologia EGR e SCR
Muitos especialistas apontam que é preciso cuidado ao utilizar S10 em motores antigos devido à presença de tecnologias Redução Catalítica Seletiva (SCR) ou a Recirculação de Gases da Exaustão (EGR).
O primeiro trata da conversão química dos gases poluentes em valor de água e nitrogênio. Já o segundo procura reduzir a temperatura de dentro da câmara de combustão para originar uma recirculação dos gases poluentes e reduzir sua emissão.
Ambos são incompatíveis com o S10. Portanto, caso existam vestígios dessa tecnologia no motor em questão, é recomendado que se evite utilizar S10 ou que sejam realizadas as devidas modificações.
Lubricidade
Como falamos, o diesel S10 tem menor concentração de enxofre em sua composição. O composto está relacionado ao aumento da lubricidade que, portanto, é reduzida no combustível S10.
Porém, isso não deve ser um problema, pois sua constituição conta com elementos que compensam isso.
Outro fator bastante relevante é que se o motor em questão contar com bombas injetoras antigas que não foram concebidas para processar esse tipo de diesel, ele não alcançará a mesma potência. Como não possuem a tecnologia adequada para realizar a queima, podem acabar sofrendo danos na rodagem.
Limpeza
Também é importante saber que conforme o motor envelhece, mais sujeira tende a acumular no fundo do tanque e dos filtros.
No entanto, se pretende colocar S10 em motores antigos que já possuem depósitos, é recomendável que seja realizada uma limpeza geral. O S10 irá desprender a sujeira e entupir os filtros e bicos injetores. Com a limpeza isso não acontecerá e seu motor ainda conseguirá alcançar uma potência maior.
Entre em contato com o fabricante
Antes de incluir esse tipo de diesel em seu veículo, certifique-se de contatar o fabricante. Ele poderá informar com clareza se isso será possível. Felizmente, muitos dos próprios fabricantes indicam a mudança para o S10.
Manutenções periódicas
Quanto às manutenções preventivas, elas são indicadas com certa periodicidade mesmo sem a utilização de S10. Dessa forma, é possível evitar vazamentos, monitorar o desempenho do motor e entender como é o consumo dos veículos por Km.
Vale a pena utilizar Diesel S10 em motores antigos?
Sim! O Diesel S10 é um combustível de alta potência que transformou a forma com que abastecemos os veículos. Muito mais eficiente, garante uma maior quilometragem por litro e uma maior capacidade de movimentação.
Além disso, o surgimento do S10 representa nossos esforços, cada vez maiores, de reduzir o impacto ao meio ambiente. Dessa forma, com pequenas ou nenhuma modificação, é possível cuidar da natureza e garantir os melhores resultados aos nossos veículos.
Procurando distribuidor de diesel na região dos Campos Gerais? Entre em contato e converse com a nossa equipe.
Já pensou em contratar um delivery de óleo diesel? Saiba porque isso pode ser bom para a sua propriedade!