Tanque estacionário

Saiba porque você precisa de um tanque estacionário

Você sabia que o tanque estacionário é uma opção maravilhosa para quem tem uma obra, uma empresa ou uma propriedade que necessita de abastecimento de óleo diesel direto?

Porque ele é usado em obras de longa duração, em lavouras ou para gerar energia para geradores em indústrias.

Isso se dá pelo fato de que, em sua maioria, esses equipamentos não podem transitar em rodovias, estradas e ruas. Portanto, o abastecimento deve ser feito em um local dentro da própria propriedade.

Esse processo pode gerar uma economia de tempo, dinheiro e até mesmo evitar mais problemas – como multas pelo deslocamento ou a falta de combustível – além de evitar o processo de deslocamento.

Assim, possuir o tanque estacionário em sua propriedade ou obra pode ser um modo de evitar problemas.

Se você quer saber quais as vantagens, usos e como ter um tanque estacionário, esse artigo é para você.

O que são tanques estacionários?

Os tanques estacionários são recipientes metálicos utilizados para armazenar combustível. Eles possuem capacidade de armazenar combustíveis em quantidades diferentes, sendo que esse item deve ser sempre respeitado.

Com a construção sendo dividida em algumas partes, o tanque estacionário necessita de alguns itens para poder funcionar e ser implementado sem problemas.

Ou seja, é necessário que ele possua uma tampa simples ou montada, que seja utilizada para fechar o tanque. 

Além disso, existem componentes feitos para proteger o tanque de danos, além de componentes que indica altura do líquido, válvulas internas e serpentina de aquecimento. 

E, para ter o melhor entendimento do tanque e saber como ele pode ser montado, é necessário que sejam seguidas as normas ABNT NBR 15.461 além das normas internacionais UL 142.

Além disso, quando o tanque estacionário for em um posto de abastecimento, a aplicação da NBR supracitada é obrigatória, segundo a portaria do INMETRO n° 117 e da Resolução 273 do CONAMA.

Sendo assim, é necessário, antes de alugar ou adquirir seu tanque estacionário, comunicar a TRR São José de como ele será utilizado para, assim, podermos preparar o ambiente para receber o tanque.

Os tanques podem ser de dois modos: verticais e horizontais. E, como os nomes indicam, eles são divididos assim pela sua orientação conforme o solo.

Mas, além dessa diferença, eles podem se diferenciar em outros pontos:

  • tanques verticais: são utilizados para armazenamento médios e grandes, sendo construídos nas normas brasileiras ABNT NBR 7821 e nas internacionais API 650. Eles possuem algumas variantes, entre elas o teto, que pode ser fixo ou flutuante.
  • tanques horizontais: os tanques horizontais são utilizados para armazenar pequenos e médios volumes, sendo construídos nas normas brasileiras ABNT NBR 15.461 e na internacional UL 142.

Cuidados com os tanques

Apesar de não parecer, os tanques estacionários precisam de uma manutenção constante, já que eles podem evitar problemas com o combustível e riscos maiores – como risco ambiental, por exemplo.

Então, desde o transporte até o abastecimento, é necessário que exista um cuidado com o seu tanque. Por isso, é necessário que você contrate a TRR São José para realizar todo esse processo.

Assim, é necessário que você tenha alguns cuidados mesmo após a instalação.

Acúmulo de água

Muitas vezes pode acontecer a condensação da umidade do ar na parte interna do depósito. Com o passar do tempo, a água pode começar a se acumular no tanque.

Sendo assim, esse acúmulo pode resultar na criação de fungos e bactérias que se alimentam do óleo armazenado.

E, quando a criação de fungos e bactérias não é eliminada, elas se multiplicam e podem prejudicar o combustível, saturando os elementos filtrantes. 

Mantenha o combustível na temperatura ideal

O tanque estacionário não pode ficar em locais quentes ou frios, pois essa a alteração de temperatura pode prejudicar a qualidade do óleo diesel.

Assim, é necessário que ele esteja em uma temperatura ideal sempre.

Envelhecimento do diesel

Quando o óleo diesel fica velho dentro do tanque estacionário, ele acaba liberando sedimentos. Esse conteúdo pode danificar o sistema de abastecimento e comprometer a qualidade do combustível.

O diesel envelhecido também irá criar peróxidos, ocasionando possíveis entupimentos de filtros e travamentos de bombas e bicos. 

A dica é sempre aproveitar o abastecimento fracionado para evitar que o armazenamento seja feito pelo tempo correto.

Cheque regularmente

Assim como a maioria dos equipamentos, é preciso fazer uma manutenção preventiva, trazendo sempre mais segurança para quem usa e para o próprio meio ambiente.

Para isso, é necessário fazer drenagens diariamente ou uma vez por semana.

Atenção com o material do tanque

O diesel não pode ser armazenado em tanques feitos de cobre, chumbo, titânio, zinco ou de aço revestido em bronze ou latão.

Isso porque esses materiais têm tendências para oxidar o combustível, gerando acúmulo de resíduos, prejudicando a qualidade do produto.

Por isso, foque em materiais de qualidade, tanto para o tanque quanto para a tubulação e conexões.

E como o abastecimento acontece?

Ao entrar em contato com a TRR São José para pedir seu tanque estacionário, você acaba tendo duas opções para o seu abastecimento: fracionado ou total.

O abastecimento total é completar o tanque até o seu limite, tendo sempre a sua capacidade sendo usada ao máximo.

O abastecimento fracionado é um serviço que é ofertado para quem pretende abastecer conforme o tanque é utilizado. Desse modo você sempre terá a quantidade necessária para fazer a sua frota continuar trabalhando.

Além disso, é necessário notar que a TRR São José realiza com agendamento. Ou seja, você sempre receberá o seu combustível no horário combinado, gerando assim um melhor uso do tempo para você.

Venha ser cliente da TRR São José e descubra porque somos referência há mais de 30 anos nos Campos Gerais.

Veja mais:

COMO GARANTIR A QUALIDADE DO ÓLEO DIESEL?

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta