Tanque estacionário

Como é o processo de limpeza de um tanque estacionário?

Se você é uma pessoa que já viu um tanque estacionário, deve imaginar como é o processo de limpeza do tanque, já que é uma parte importante da manutenção.

Assim, para ter um combustível de qualidade, trazendo mais potência para sua frota e até mesmo ter a garantia que o seu tanque estacionário estará com a capacidade correta, além de não estar acumulando resíduos.

Então, para não ter problemas diretos com seu combustível e, desse modo, conseguir a economia no combustível, a limpeza é um momento muito importante para o seu tanque.

Porém, você sabe como ela é feita? E a cada quanto tempo é recomendada ser feita? Além disso, quais os perigos de ter um tanque contaminado e não limpo?

Se você precisa dessas respostas, esse artigo pode ser a solução para você.

Isso porque iremos explicar como a limpeza é feita – tanto na parte interna quanto na parte externa -, além de indicar os melhores momentos para chamar a equipe de manutenção da TRR São José.

Afinal, é mais comum do que se parece a deterioração do tanque por dentro, além do acúmulo de resíduos nas paredes internas do tanque.

E, essa deterioração somada ao acúmulo de resíduos podem trazer mais consequências do que você imagina.

Então, se prepare para ler sobre os benefícios da limpeza, como ela é feita e porque ela deve ser realizada a cada tempo.

Mas, por que realizar a limpeza do tanque estacionário?

Existem diversos motivos para realizar a limpeza de seu tanque estacionário. Eles vão desde a melhora da qualidade do combustível até mesmo a diminuição do risco de contaminação de seu tanque e do ambiente ao redor.

Desse modo, você não deve pensar só em acabar com as impurezas ao realizar a limpeza de seu tanque, mas também pensar em como proteger o meio ambiente e as pessoas próximas.

Então, pensando de forma simples, é necessário explicar que a limpeza do tanque é necessária para ter um combustível de qualidade, a capacidade certa e, até mesmo, reduzir os riscos ambientais.

Então, a eliminação de dejetos de dentro de seu tanque é recomendada, também, para não levar perigos ao seu maquinário. Isso porque, os dejetos indo ao maquinário podem causar diversos problemas, como o maior consumo de combustível e problemas no tanque.

Por isso, a limpeza é recomendada ser feita de forma protocolar a cada seis meses, de preferência.

Desse modo, você garante que o seu tanque estará em segurança e não trará problemas ao seu tanque ou combustível.

Como realizar a limpeza do tanque?

Bem, esse tópico é feito apenas a título de curiosidade, já que o tanque deve ser limpo apenas por pessoas capacitadas e que realizaram cursos, tem conhecimento técnico da NBR 14973, estão equipados com EPI, e seguem as regras de de como transportar, limpar, manusear e até mesmo desativar o tanque.

Desse modo, a limpeza do tanque deve ser feita somente pelos profissionais capacitados da TRR São José.

Assim, o seu tanque será limpo de forma correta por nossos funcionários, com a qualidade necessária e no horário que você precisar.

Então, entenda agora como a limpeza é feita.

Drenagem do combustível

A primeira parte para a limpeza do tanque estacionário é a drenagem de todo o óleo diesel presente no tanque. Após isso, ele é armazenado em local seguro.

Outro momento é quando os bocais são abertos, permitindo uma ventilação maior e criando o ambiente necessário para a limpeza acontecer.

Remoção de detritos

A limpeza começa nesse momento, propriamente dita. Agora é quando é feita a remoção de sedimentos e detritos mais pesados que se alojam no tanque.

Isso é feito por meio de um processo de hidrojateamento de alta pressão que, de forma simples, significa uma mangueira de água pressurizada sendo acionada contra as paredes do tanque.

Secagem

Antes do tanque receber o óleo diesel novamente, é preciso certificar-se que ele esteja 100% seco. 

Isso porque o contato com o óleo com a água pode causar danos à qualidade do óleo diesel.

Eliminação de sedimentos

Após todas essas etapas anteriores, vem a parte do descarte do material deixado no tanque pelo acúmulo de água em contato com o óleo diesel.

Esse descarte deve ser feito de acordo com a legislação ambiental vigente, sendo destinado a locais de processamento, armazenamento, tratamento ou disposição final.

Quais os riscos de um tanque contaminado?

Além dele ser prejudicial para a sua frota, o tanque contaminado que não passa pela limpeza de forma correta pode trazer vários riscos ao meio ambiente, as pessoas que circulam por volta dele e até mesmo a deterioração do equipamento.

Então você deve saber que os riscos são tão grandes que, se o tanque estiver em um estado avançado de deterioração, os riscos ao meio ambiente podem ser de vazamento de óleo para mananciais ou para a terra.

Ou seja, a falta de limpeza em seu tanque pode prejudicar a natureza, trazendo problemas para as pessoas e até para as cidades.

Assim, é necessário que a limpeza do seu tanque esteja sempre em dia, evitando esses e outros problemas como:

  • contaminação do óleo do cárter;
  • carbonização excessiva do motor;
  • danos ao tanque;
  • danos a tropa;
  • danos à natureza.

Por isso, é necessário que você esteja sempre com a limpeza em dia, tanto do tanque quanto da área onde o tanque está instalado.

Se você deseja contratar o serviço de limpeza de tanque estacionário, como a instalação do mesmo e até mesmo o abastecimento, entre em contato com a TRR São José.

Com mais de 30 anos de atuação na região dos Campos Gerais, somos a melhor escolha para quem pretende ter um óleo diesel de qualidade, com abastecimento em horário agendado e com a quantidade necessária.

Veja mais:

Como fazer o óleo diesel render mais.

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta