Por que a limpeza do tanque é tão importante?
Você pode imaginar que existem diversos motivos para ser realizada uma limpeza do seu tanque de armazenamento de combustível. Mas, você sabe quem pode realizar esse trabalho e como ele é feito?
Afinal, como é de pensamento comum, um tanque de combustível pode se deteriorar com o passar do tempo. Com isso, diminuindo a capacidade de armazenamento, já que o acúmulo de resíduos nas paredes internas.
E, esse resíduo acumulado pode levar a consequências mais graves, como vazamento de combustível, poluição do solo, intoxicação e até mesmo uma explosão do tanque.
Você deve imaginar que apenas pessoas com conhecimento técnico e qualificadas podem realizar esse trabalho, mas você sabe o que ela precisa ter de qualificação?
Além disso, esse artigo vai explicar os motivos da limpeza acontecer e como ela deve ser feita.
Outra dúvida que será respondida neste artigo é o que é feito com esse resíduo que é retirado dos tanques, além de como ele pode ser prejudicial ao seu combustível.
Assim, continuem lendo o artigo e fique sabendo de todas as informações da limpeza do tanque de combustível.
Quando a limpeza do tanque é feita?
A limpeza deve ser feita de forma protocolar a cada seis meses, de preferência. Assim, você garante que o seu tanque estará em segurança.
Mas, apesar de não ser comum, às vezes pode acontecer do óleo diesel chegar com impurezas nele e, essas impurezas, podem contaminar o tanque limpo. Por isso, em alguns momentos, é necessário que você realize a limpeza em outras épocas também.
Não se assuste, não é todo o diesel que é contaminado. Inclusive é algo bem incomum de acontecer.
Então, saiba que para o diesel ser considerado contaminado pode ter vários motivos. Entre eles, podemos citar: o transporte, armazenamento, presença de umidade, oxigênio, alteração brusca de temperatura interna do tanque, sujeira nos materiais que entram em contato com o combustível.
Essa contaminação pode acabar diminuindo a capacidade de armazenamento de seu tanque de combustível, sendo necessário realizar a limpeza do mesmo.
Quais os perigos de um tanque contaminado?
Além dele ser prejudicial para a sua frota, o tanque contaminado que não passa pelo processo de limpeza tem alguns riscos ao meio ambiente, além da deterioração do equipamento.
Mas, como supracitado, você deve saber que os riscos são tão grandes que podem levar a alterações do meio ambiente próximo ao seu tanque, como vazamento de óleo para mananciais ou para a terra.
Por isso, é necessário que a limpeza do seu tanque esteja sempre em dia, evitando esses e outros problemas como:
- desgaste nas bombas injetoras;
- danos ao tanque de combustível;
- contaminação do óleo do cárter;
- carbonização das partes superiores do motor;
- desgaste prematuro de motor;
- danos ao tanque de combustível.
Assim, é necessário sempre acompanhar a limpeza do seu tanque, sabendo como ele está e se existe alguma contaminação.
Quais as vantagens de um tanque limpo?
Bem, quando sua limpeza do tanque acontece da maneira correta, sempre deixando o tanque sem contaminação, as vantagens aparecem.
Assim, a limpeza ajudará não somente na economia e na qualidade do seu óleo diesel.
A limpeza e manutenção do tanque deve ser feita em duas etapas, sendo uma na parte externa e outra na parte interna do tanque. Garantindo, assim, o melhor uso do tanque.
Na parte externa, a limpeza acontece para poder melhorar a identificação do tanque e, de uma maneira simples, deixar ele esteticamente mais bonito.
Já a limpeza interna do tanque é a que garante o óleo de qualidade. Assim, retirando o acúmulo de resíduos nas paredes e fundo do tanque.
Desse modo, é comum que o tanque tenha a vida útil mais longa, com a capacidade de armazenamento mantida e evitando contaminar outros motores.
Após a limpeza, a retirada dos resíduos é feita e encaminhada para o local adequado para cada resíduo.
Assim, com a limpeza do seu tanque sendo realizada por uma equipe profissional, você tem a certeza que todo o resíduo e sujeira receberam o tratamento e destino correto.
Quem pode realizar a limpeza?
Apenas os profissionais qualificados podem realizar a limpeza e a manutenção do tanque de combustível.
Assim, eles devem passar por um rigoroso treinamento, respeitando sempre as normas brasileiras para a atividade.
Essas normas incluem regras para evitar acidentes, crimes ambientais ou alguma outra forma de vazamento que, deste jeito, pode colocar em risco as pessoas que estão trabalhando ou próxima ao tanque e o meio ambiente.
Então, todos os trabalhadores devem seguir, rigorosamente, a NBR 14973 que fala, especificamente, sobre o armazenamento de líquidos inflamáveis e sugere as ações desde a montagem do tanque até a finalização e desmonte do mesmo.
Assim, esses trabalhadores devem seguir algumas regras de como transportar, limpar, manusear e até mesmo desativar o tanque. Sempre respeitando os limites de velocidade, distância entre as construções e afins.
Outros itens que os trabalhadores devem seguir são as regras e requisitos gerais da SMS – Segurança, Meio Ambiente e Saúde – na limpeza dos tanques.
Nessas regras tem alguns itens que devem ser seguidos para o trabalho ser realizado de forma correta, como:
- placas de sinalização e aviso de área restrita;
- fitas de segurança;
- ventilação correta;
- iluminação direta para os trabalhadores;
- vigias de segurança;
- equipamentos certificados;
- apresentação dos certificados de toda a equipe;
- trabalhadores treinados pela NB 33, com ASO’s em dia;
- Identificação dos funcionários;
- aparato de seguranças para toda a equipe, como os EPis.
Agora que você já sabe como realizar a limpeza de seu tanque e a importância disso, chame já a TRR São José. Aqui nossa equipe está totalmente preparada para realizar a limpeza e a manutenção de seu tanque, garantindo assim a qualidade de seu óleo e a segurança de toda sua equipe.
Veja mais: