Quer conhecer mais sobre o óleo diesel?
Você quer conhecer mais o óleo diesel? Sendo um dos combustíveis mais comuns que existem no mundo e usado em caminhões, ônibus, caminhonetes e maquinários em geral.
O óleo diesel é um combustível fóssil e é obtido a partir da destilação do petróleo. Formado por átomos de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos), além de baixas concentrações de enxofre, nitrogênio e oxigênio.
Outra informação comum que as pessoas sabem é que o óleo diesel é o combustível mais usado no Brasil.
Embora as pessoas não saibam, o combustível é um produto inflamável, tóxico, pouco volátil, límpido, com odor forte e isento de material em suspensão.
Outro fato a se atentar ao conhecer o óleo diesel é o seu nome. Levando o nome em homenagem ao engenheiro alemão Rudolf Diesel, que criou o processo de destilação do petróleo para a criação do óleo.
Sendo assim, como supracitado, o óleo diesel é usado por diversos motores de combustão interna e é ignição por compressão de diversos tipos de motores, como meios de transporte e máquinas de grandes portes.
Você quer conhecer mais sobre o óleo diesel?
Bem, neste artigo vamos indicar mais informações sobre o nosso grande produto, o óleo diesel. Este que é o combustível mais usado no Brasil, aproveitado por diversos motores de combustão que necessitam de força bruta, como meio de transportes e máquinas de grandes portes.
Com o começo de sua história sendo documentada no final do século XIX, sendo criado por Rudolf Diesel, o óleo diesel se popularizou durante a Revolução Industrial.
Os primeiros motores datam de próximo ao ano de 1903, sendo que foi utilizado por um navio petroleiro, criado na Rússia. Já em 1912, a Suíça criou a primeira locomotiva a diesel.
O primeiro trator e o primeiro caminhão datam, respectivamente, de 1922 e 1923, na Alemanha.
Nos anos 30 os primeiros veículos leves movidos a diesel aparecem, também na Alemanha, incentivando a produção em série e o mercado deste combustível.
Como supracitado, o óleo diesel é produzido a partir da destilação do petróleo, criando um composto com diversos materiais químicos, como átomos de carbono e hidrogênio e concentrações de enxofre, nitrogênio e oxigênio.
Por isso, sua força ao ser usado em motores de combustão interna é grande, já que os componentes químicos reagem à queima de calor e geram uma queima de produto, gerando assim a força para o motor.
Assim, a invenção dos motores a diesel e do óleo diesel é vista como uma das maiores inovações para o mundo moderno.
Óleo diesel no Brasil
No Brasil, o óleo diesel é o combustível mais usado no cotidiano das pessoas. Seu consumo é realizado em diversos setores que vão desde o transporte – terrestre, aquático e aéreo – até mesmo a produção de setores como a indústria e agricultura.
Após a resolução n°65 de 2011, a Agência Nacional de Petróleo (ANP), determinou que dois tipos de óleo diesel podem ser comercializados no Brasil. Eles são divididos em:
- Diesel tipo A: que é proveniente de processos de refino de petróleo sem adição de biodiesel;
- Diesel tipo B: que é o diesel tipo A, mas recebe a adição de biodiesel.
Além disso, a mesma resolução classificou os combustíveis de acordo com a quantidade de enxofre em sua composição. Assim, essa classificação fica em:
- S10: diesel que apresenta 10 mg de enxofre por kg de óleo;
- S50: diesel que apresenta 50 mg de enxofre por kg de óleo;
- S500: diesel que apresenta 500 mg de enxofre por kg de óleo;
- S1800: diesel que apresenta 1800 mg de enxofre por kg de óleo.
Porém, desde 2014 os óleos que podem ser comercializados no Brasil são, somente, o S10 e o S50. Isso por conta dos problemas ambientais causados pelos níveis de gases de enxofre no ar.
Assim, todos os motores criados do ano de 2012 para frente são feitos para funcionar com o óleo diesel S10. Já que os efeitos dos gases de enxofre no ar são menores.
Com um consumo baixo e grande potência, somado aos motivos já citados, o óleo diesel é o combustível mais usado no Brasil. Dessa forma, os motores a diesel são aproveitados de diferentes formas no Brasil.
Outro fato a se atentar é o modo de armazenamento do óleo diesel. Com tanques estacionários – que podem ser de propriedade do dono do terreno ou alugado pela TRR São José – a qualidade do diesel se manterá sempre do melhor modo.
Outro fato a se atentar é a manutenção do tanque. Tanto a lavagem quanto o procedimento de abastecimento deve ser feito só por pessoa autorizada e que conhece como realizar as atividades.
Como o óleo diesel é produzido?
Você quer conhecer mais sobre o processo de produção do óleo diesel? Então essa parte do texto será dedicada a, de uma forma geral, explicar como isso acontece.
Como supracitado, o óleo diesel é resultado de um processo de destilação fracionada do petróleo. Desse modo, entenda o que isso significa:
- o petróleo é filtrado para retirar as impurezas;
- o óleo cru é colocado em uma coluna de metal, chamada Coluna de Destilação Fracionada;
- a matéria é aquecida até uma alta temperatura, onde vaporiza e sobe na coluna;
- depois de resfriado, ele é fracionado em compartimentos dentro da coluna.
Este processo acontece em larga escala na indústria petrolífera e serve não somente para encontrar o óleo diesel, mas também outros produtos.
Por isso, os combustíveis encontrado nesse processo são responsáveis por 75% da demanda energética mundial, e eles são:
- Óleo diesel;
- Gás GLP;
- Gasolina;
- Querosene;
- Gasóleo pesado;
- Nafta;
- Alcatrão.
Após isso, o óleo diesel é guardado em um tanque especial, onde ele mantém a temperatura estável e não corre riscos de ser afetado por impurezas e outros contaminantes.
Você quer encontrar o melhor óleo diesel para sua frota, venha para a TRR São José. Com mais de 30 anos de trabalho, somos a sua fonte de óleo diesel de qualidade, com confiança e todo o suporte nos Campos Gerais.
Veja mais: