Motores a diesel

7 particularidades dos motores a diesel

Você sabia que carros de passeio não podem usar motores a diesel? Esse tipo de aditivo é específico para veículos de grande porte como caminhões, ônibus, tratores, veículos marítimos e ferroviários.

Entretanto, no Brasil o poder legislativo há muito tempo tenta regularizar o diesel para veículos de porte menores como carros comuns, porém o projeto ainda encontra barreiras para ser aprovado na câmara.

Se o uso de diesel para carros de pequeno porte fosse regularizado, os usuários teriam redução nos gastos com combustível. Além disso, existe uma diferença significativa na comparação de preços.

Mas, afinal, quais são as particularidades dos motores a diesel?

As diferenças entre diesel e gasolina não param na comparação de valores das bombas, listamos aqui 7 particularidades dele, então confira!


Composição 

A fórmula química do diesel é composta por petróleo que causa uma combustão interna quando o óleo e o oxigênio se misturam. Essa reação resulta na energia que gera potência para o motor.

Em razão da sua composição o diesel apresenta odor e coloração característica amarela. Dessa maneira é mais fácil identificar possíveis problemas que afetam a qualidade do produto como borras, por exemplo.


Consumo mais baixo

Como esse combustível possui compressão maior que o ar de um motor a gasolina, os veículos que utilizam diesel acabam percorrendo mais quilômetros, gastando menos, por exemplo.

Se comparado com a gasolina, o valor do diesel é bem mais barato.


Durabilidade dos motores a diesel

Os motores de veículos a diesel tendem a durar mais. Mas atenção, é importante ficar atento, pois, se armazenado por longos períodos, esse combustível pode se degradar por fatores orgânicos.

Quando guardado por períodos muito longos o diesel pode entrar em contato com microrganismos que favorecem sua decomposição. Além disso, esses organismos podem ser fungos e bactérias que corroem e causam estragos e prejuízos ao motor.


Limpeza específica dos motores a diesel

É indicado fazer limpeza e avaliação periódica do tanque de diesel após um tempo de armazenamento. Além disso, a qualquer sinal de anormalidade, é necessário uma limpeza específica e troca do produto e, dependendo do caso, dos equipamentos que compõem a sua estrutura. 

E atenção, a limpeza do tanque deve ser feita com o próprio óleo e não com água.


Categorias 

Existem dois tipos de diesel:

  • S10
  • S500

 

Esses dois tipos são menos corrosivos ao meio ambiente por ter menor porcentagem de enxofre em sua composição.Além disso, o diesel possui maiores quantidades de hidrogênio que contribui para dissolver as impurezas. 


Potencial energético x público alvo

Como já dito acima, o diesel é uma substância que só pode ser comercializada para veículos de grande porte, ficando restrito a um público ainda muito específico.

Isso se deve por conta da sua formulação que é específica para veículos com energia mais potente, como tração 4×4.

Dessa maneira, alguns automóveis que possuem valor superior a R $100.000,00, também podem utilizar diesel.

Fazem parte dessa lista os modelos:

  • Jeep Renegade Custom 4×4 2.0 16V AT9
  • Land Rover Discovery Sport SE 2.0 TD4
  • Fiat Toro Freedom 2.0 16V

 

Tanques de armazenamento

Um dos pontos mais importantes para aqueles que utilizam diesel é o armazenamento que deve ser feito da maneira correta e respeitando os cuidados necessários, visando evitar danos e prejuízos.

Além disso, deve ter atenção com materiais metálicos como cobre, bronze, latão ou ferrugem.Isso por que essas substâncias podem causar corrosão e contaminação do diesel.

Também deve ficar atento a temperatura, o ideal é que seja armazenado em temperatura ambiente visando não favorecer o surgimento de micro-organismos.

Por fim, se comparado com a gasolina, o diesel pode ser uma opção para diminuir o preço nas bombas para o consumidor.

Porém, o uso de diesel para todos os tipos de veículos ainda é uma ideia utópica no país por conta das barreiras que ainda são encontradas no percurso da regularização. 

 

TRR São José

Portanto, não deixe seus maquinários sem combustível. Para seu conforto e comodidade, a TRR São José oferece o serviço e atendimento programado.

Nós fornecemos combustível para que seu negócio não precise parar! Além disso, aqui você encontra:

  • Melhor custo-benefício;
  • Comodidade;
  • Qualidade;
  • Segurança.

 

Precisa abastecer seu maquinário ou veículos? Conte com a gente!

 

Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!

 

Veja também:

Abastecimento a granel: Como funciona?

 

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta