Imagem de bomba de óleo diesel

Diesel: Mitos e verdades

Mesmo sendo muito popular, existem vários mitos e verdades sobre o óleo diesel.

O diesel é um combustível fóssil, obtido através de refinarias a partir da destilação fracionada do petróleo.

O nome Diesel se deu por conta do engenheiro alemão Rudolf Diesel, o qual desenvolveu um método para explorar a reação química a partir da mistura de oxigênio e óleo.

Atualmente é empregado nos segmentos ferroviário, náutico, carga e máquinas agrícolas, além de ser utilizado para geração de energia. Por isso que no artigo de hoje você vai conhecer alguns mitos e verdades sobre o óleo diesel. Confira a seguir!

1- Motores a diesel dão mais prejuízo: 

Isso não passa de um mito. Os motores a diesel não costumam dar prejuízo algum, a manutenção de motores deste gênero pode, sim, ser mais cara. No entanto, sabe-se  que quando são feitas as manutenções regulares, respeitados os prazos, a durabilidade do motor vai ser muito maior.

2- O diesel tem enxofre em sua composição:

Sim, em sua composição há hidrogênio, átomos de carbono, oxigênio, nitrogênio e pequenas quantidades de enxofre. Além disso, estes elementos juntos são os responsáveis pela cor e odor do combustível. Mas atenção: o teor de enxofre deve ser de acordo com os padrões estipulados pela  Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

3- Existem mais de um tipo de diesel:

Verdade. Existem duas categorias de óleo diesel comercializadas no Brasil de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP):  o de uso rodoviário (aquele usado para máquinas e veículos automotivos, “metropolitano”, e o não rodoviário) e aquele que se destina a transportes ferroviários e geração de energia.

4- O diesel é o combustível menos utilizado no Brasil:

Mito. Caminhões e ônibus utilizam diesel em seus motores. Além disso, ele ainda é fonte de energia para uma série de equipamentos, como geradores.

Isso faz com que o diesel ainda seja o combustível mais utilizado no país.

5- O diesel tem prazo de validade:

Verdade. Há prazo de validade para o combustível, que, caso esteja velho, pode oxidar, danificando os motores no momento da queima. Por isso é de extrema importância que se compre o produto em lugares com certificado de procedência.

 

Em conclusão, uma coisa é verdade: contratar a TRR São José é sinônimo de sucesso e confiança ! 

Então faça seu orçamento conosco! Somos um Transportador Revendedor Retalhista (TRR) referência na região dos Campos Gerais.

Gostou desse artigo? Então acompanhe nosso blog para mais conteúdos como este ! 

 

Veja também:

Você sabe qual é a diferença entre diesel e biodiesel?

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta