Soja: Conheça algumas curiosidades
A soja só chegou ao Brasil no fim do século XIX e hoje é a planta mais cultivada do país com cerca de 33,8 milhões de hectares plantados, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a safra 2016/2017.
No artigo de hoje vamos falar sobre essa oleaginosa. Confira:
Origem da soja:
O grão de soja teve origem na China há cerca de 3 mil a.C. As espécies primitivas dessa oleaginosa eram rasteiras e viviam ao longo de Yangtzé (o maior rio da Ásia). Dois mil anos depois, duas variedades selvagens da soja foram domesticadas e melhoradas por cientistas. A partir disso, passaram a servir como moeda de troca.
Servia como adorno para jardins
Primeiramente, foi somente a partir do século XVIII que a soja passou a servir de base para ração animal e óleo, e a partir de 1950 o óleo e a proteína de soja passaram a despertar interesse industrial.
Inicialmente a planta servia somente como uma curiosidade botânica e ornamental, presente em jardins ingleses, franceses e alemães.
Brasil e EUA disputam a liderança mundial de produção
Atualmente, a produção mundial do grão passa de 350 milhões de toneladas, em uma área superior a 120 milhões de hectares, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Um terço desse volume é plantado em solo norte-americano, o outro terço vem do Brasil.
Embora exista projeção de que até 2026 o Brasil seja o maior produtor de soja mundial. O país não alcançou ainda a produtividade norte-americana: enquanto lá se produzem 58,3 sacas por hectare, aqui a média é de 56.
Maiores produtores de soja do País
O top 3 do ranking nacional em produção de soja é formado por Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.
Veja o ranking nacional completo AQUI
Benefícios à saúde
Por fim, a soja é fonte de vitaminas do complexo B, como tiamina (B1), riboflavina (B2) e niacina (B3); de vitaminas C, E e K, fibras, ferro, ácido fólico, ômega 3, cobre, fósforo, potássio, zinco, magnésio e triptofano. Todos esses componentes trazem inúmeros benefícios à saúde de maneira geral.
Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!
Veja também: