Você sabe qual é a diferença entre diesel e biodiesel?
O Diesel e Biodiesel são dois combustíveis à base de carbono. Porém, mesmo tendo semelhanças, são extraídos de diferentes fontes e apresentam características opostas quando o assunto é a preservação do meio ambiente.
Neste artigo vamos falar sobre as diferenças entre diesel e biodiesel. Confira!
Diesel
Primeiramente, o diesel é um combustível que resulta do processo de craqueamento do petróleo bruto. Mesmo que não seja tão utilizado quanto a gasolina, ele é muito mais adaptável a veículos com motores que focam mais na força e no desempenho do que na velocidade em si, devido à sua alta densidade de energia.
Além disso, a grande desvantagem do diesel é que, quando comparado aos outros combustíveis, ele induz um risco muito maior ao meio ambiente.
Por conta dos problemas relacionados ao degradamento da atmosfera terrestre, o diesel tem sido alvo de debates por causa da poluição que proporciona.
Biodiesel
O biodiesel é um produto resultante da extração de gorduras vegetais, considerado uma fonte renovável de energia. Além disso, gorduras animais também são matéria-prima para fabricação de biodiesel.
Essa extração acontece a partir de um processo chamado transesterificação (onde óleos vegetais reagem com os álcoois até se formarem longas cadeias de ésteres) esse processo é responsável por transformar o biodiesel em combustível.
Diferentemente do diesel fóssil, que não se renova e está fadado ao fim, o biodiesel é inesgotável.
Por fim, no Brasil é comum que o biodiesel seja misturado ao diesel na porcentagem de 93% de diesel para 7% de biodiesel.Porém, existem veículos com motores de ignição à compressão, que são capazes de funcionar com uma porcentagem de até 20% de biodiesel, sem passarem por quaisquer adaptações.
Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!
Veja também: O uso de biodiesel na agricultura e suas vantagens