Produção de soja no Paraná deve crescer 5% a mais na safra 2021/22
De acordo com um levantamento do Deral (Departamento de Economia Rural), estima-se que o Paraná já atingiu cerca de 97% da área plantada de soja para a safra 2021/22. Neste ciclo devem ser 5,623 milhões de hectares, contra 5,591 milhões na safra 2020/21, um aumento de 1%. No artigo dessa semana vamos falar sobre a produção da soja no PR nos últimos anos e seu crescimento. Confira!
A estimativa do Deral (Departamento de Economia Rural) foi feita, pois 95% das áreas estão em boas condições e 5% em situação média, com 4% das lavouras na fase de germinação, 86% em crescimento vegetativo e 10% em floração.
O Sul já se consolidou como um dos maiores produtores dessa planta do Brasil. Isso porque os produtores conseguiram evoluir técnicas de manejo, além de ampliar a produção de grãos.
Não é à toa que a produção de soja do Paraná e do Rio Grande do Sul são parecidas e já chegaram a se revezar como as maiores do país. Atualmente, a disputa persiste, mas pela 2ª colocação depois do Mato Grosso.
Mercado da Soja no Brasil
Atualmente o óleo de soja se tornou a principal matéria-prima para a produção do biodiesel, o combustível renovável que contribui para reduzir a emissão de gases poluentes no meio ambiente.
Além disso, o biodiesel é composto por diesel de petróleo e óleo extraído de várias oleaginosas. O óleo de soja representa mais de 80% da demanda total da fabricação de biodiesel no Brasil.
O Brasil é o segundo país na produção e processamento mundial de soja, sendo também o segundo maior exportador de grãos, óleo e farelo de soja.
Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como este!
Veja também:
Entenda porque a safra de grãos no Brasil deve bater recorde
Curiosidades que você precisa saber sobre defensivos agrícolas