Tendências tecnológicas de inovação para a agricultura
Atualmente podemos relacionar o salto da produtividade e melhor gerenciamento das plantações a avanços tecnológicos que foram se aplicando à agricultura ao longo do tempo. O uso de diversos tipos de sensores, máquinas e sistemas integrados têm revolucionado diversos processos agrícolas.
Nesse artigo vamos falar sobre algumas tecnologias que vem inovando o trabalho no campo. Confira!
Agricultura de precisão
Este tipo de agricultura é o principal responsável pela busca de tecnologias e avanços. É baseado na observação, monitoramento e gestão de insumos.
As novas tecnologias vieram para atender a todas estas demandas e alcançar resultados favoráveis, além de aumentar a produção.
Drones
Esses aparelhos que voam guiados por um controle remoto, tiram fotos e produzem vídeos aéreos, estão sendo grandes aliados no agronegócio, principalmente a partir do uso para monitoramento de culturas através de imagens.
Além disso, a utilização de drones na agricultura também está relacionado a pulverização de agroquímicos onde máquinas ou humanos têm mais dificuldades de acesso, como na silvicultura e na fruticultura, na adubação de precisão, manejo de plantas daninhas, aplicação de insumos e eliminação de falhas no plantio.
De acordo com a MicaSense (empresa norte-americana líder no mercado mundial de câmeras e sensores para o agronegócio) o Brasil é o terceiro maior mercado mundial de drones na agricultura.
Veja mais sobre a legislação para uso de Drones no Brasil AQUI
Sensores na agricultura
Os sensores podem contribuir para diminuição de impactos ambientais além de impactar diretamente na produtividade pós plantio. Na agricultura de precisão, são capazes de identificar, codificar e registrar diferentes tipos de mudanças nas culturas e que facilmente são traduzidas por computadores e pessoas.
Além disso, com seu uso é possível conseguir informações que podem afetar a produção de forma mais eficiente, além de permitir comandos de forma automática, como a execução de tarefas à distância e em tempo real.
Existem vários tipos de sensores, dentre eles:
- GPS : permitem uma representação topográfica;
- Ópticos: permitem mediações do solo;
- Eletroquímicos: fornecem informações sobre dados químicos;
- Mecânicos: ajudam na detecção da absorção de água em raízes e em irrigações;
- Capacitivos: fornecem informações sobre níveis de umidade do solo.
Fazendas verticais
A agricultura vertical é um espaço destinado à produção em camadas verticais, principalmente em locais que não permitem a configuração da agricultura tradicional, como em grandes centros urbanos.
A proposta é que através de instalações automatizadas, com o aporte de tecnologias, a produção gere menos impacto ambiental (através do controle artificial da luz e uso consciente de água) e aumento da produtividade.
Por fim, a associação dessas tecnologias têm revolucionado o setor agrícola, com inovações que estão aumentando a produtividade e causando menos impacto ao meio ambiente.
Gostou desse artigo? Então fique de olho no nosso blog para mais materiais como este.
Veja também:
Energia solar: veja quais são os benefícios que ela traz para a agricultura