Você sabe o que é segurança alimentar e o que ela representa para a produção agrícola?
Segurança alimentar é um plano mundial que visa inibir a ocorrência da fome. Esse plano prevê disponibilidade e acesso permanente de alimentos, além de sustentabilidade em processos produtivos.
Esse plano foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e regulamenta que até 2030 os governos e a sociedade civil apliquem ações de mitigação dessa grave situação que mata e afeta a qualidade de vida de tantas pessoas no mundo.
Neste artigo vamos falar sobre segurança alimentar e o que ela representa na prática.
O que é segurança alimentar ?
Esse conceito surgiu durante a Conferência Mundial da Alimentação (CMA) de Roma em 1996. Durante esse evento esse plano foi associado à capacidade de produção agrícola dos países.
No Brasil, a segurança alimentar é um direito social fundamental garantido pela Constituição Federal de 1988, por meio da Emenda Constitucional 64/2010, que incluiu a alimentação em seu 6º artigo.
Agricultura X Segurança alimentar
Este conceito está relacionado ao aumento da eficiência na produção agrícola e a redução do desperdício de alimentos no mundo.
Mesmo com o avanço tecnológico na agricultura de precisão e a capacidade de produção de alimentos em espaços cada vez menores, muito ainda se perde durante os processos de produção.
No Brasil, a legislação para produção agrícola determina que os investimentos no setor agrícola devem:
- estabelecer um ciclo gerador de renda compartilhada,
- viabilizar incentivos para garantir a lucratividade da colheita;
- exigir o fornecimento de parte da produção para venda e consumo no mercado interno.
Um estudo do Economist Intelligence Unit (EIU) sobre Segurança Alimentar Global examinou o estado dos sistemas alimentares de 113 países, incluindo o Brasil. No ranking, o Brasil aparece com a nota 84 na categoria qualidade e segurança alimentar, de uma escala de 0 a 100, seguido da Argentina (80) e Costa Rica (76) ocupando a 39 º posição global.
Por conta das boas safras e grande capacidade de exportação, o Brasil pode se tornar um dos países com maior índice de segurança alimentar do mundo. Para isso é necessário aprimorar alguns pontos, como: conectividade, aprimoramento contínuo das leis do agro, representatividade institucional e acesso livre a capitais para investimento agrícola.
Gostou desse artigo? Agora acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!
Veja também:
Planejamento de pastagens: um aliado para acabar com o vazio forrageiro