Meteorologia de precisão: tecnologia aliada do setor agrícola
Atualmente foram criadas novas tecnologias que favorecem, e muito, o agronegócio. Essas novas ferramentas auxiliam o agricultor a melhorar o rendimento e produção de suas lavouras, contra diversos fatores, até mesmo de fatores climáticos com o apoio da meteorologia de precisão.
Antes, a previsão do tempo era realizada com modelos que consideravam espaços e pontos maiores , aumentando o risco de erros. Agora, com a criação de equipamentos mais modernos e precisos, é possível reduzir a distância e obter um resultado mais assertivo.
Quer saber mais sobre as vantagens da meteorologia de previsão? Continue lendo este texto para saber os principais detalhes! Boa leitura!
O que é a meteorologia de precisão?
Bom, antes de listar as principais vantagens desta tecnologia, é melhor explicar o que ela é e como funciona. Mas antes é importante explicar como ocorre o processo de monitoramento meteorológico.
Inicialmente, os resultados eram obtidos através de modelos numéricos gerados por um computador que coletava os dados por satélites e estações meteorológicas. Após a coleta, eram realizados cálculos que ocasionam em uma estimativa de como o tempo estaria nas próximas semanas. Porém, como os pontos de coleta eram espalhados e, muitas vezes, distantes demais uns dos outros, uma nuvem pode se formar entre esses pontos e causar uma forte chuva isolada que não estava prevista nos cálculos.
O avanço da tecnologia, proporcionou diversas mudanças e maneiras de otimizar o trabalho agrícola, entre eles, tornou possível analisar pontos com distâncias menores, e, até mesmo, monitorar áreas isoladas nas grandes fazendas que auxiliam o agricultor a tomar decisões.
Conheça as principais vantagens
A meteorologia de precisão é, sem dúvida, uma forte aliada dos agricultores, já que através de suas “previsões” contribui para as decisões que serão tomadas no campo. Listamos pelo menos 3 vantagens para te convencer a adotar esse método para sua fazenda.
1 – Menos desperdício e danos ao solo
Reduzir a perda e desperdício de insumos é um dos pontos positivos, já que, por exemplo, ao precisar fazer a pulverização na fazenda, é possível aplicar o produto em áreas específicas, onde não estão previstas chuvas ou ventos fortes.
Outro ponto a ser levado em consideração são os danos causados ao solo. Determinados produtos, quando aplicados no solo e lavados pela chuva, podem gerar consequências à terra e, até mesmo, torná-la impróprio para uso. Sendo assim, saber, precisamente, como estará o tempo no dia da sua utilização é fundamental para evitar esses problemas.
2 – Decisões mais precisas
Como dito anteriormente, com a meteorologia de precisão é possível analisar os fatores meteorológicos em diferentes partes da plantação. Isso permite tomar decisões mais assertivas com relação a fazenda, como por exemplo o dia de realizar o plantio ou quais áreas efetuar o preparo do solo.
3 – Mais produtividade
A tecnologia está diretamente associada à produtividade nas fazendas. Todos os dias surgem novos equipamentos e essa inovação resulta em maior eficiência da propriedade e, claro, maiores ganhos para o agricultor. Além disso, a tecnologia permite racionalizar os custos de produção.
Gostou deste artigo? Então, siga a gente nas redes sociais para ficar bem informado sobre as novidades e curiosidades do agronegócio!