Exportação de grãos e carne bovina: confira um panorama sobre o assunto
A exportação de grãos, farelo e óleo teve um aumento de faturamento de 25% no volume financeiro, nos primeiros dois bimestres do ano, comparado ao mesmo período do ano anterior. O cenário nacional é animador para o produtor, e o trio de itens exportados representa o chamado Complexo Soja, uma das maiores cadeias agroindustriais do Brasil. Os dados foram publicados no Boletim Semanal do Departamento de Economia Rural (DERAL).
Já as exportações paranaenses tiveram volume reduzido em relação ao mesmo período do ano passado, mas os ganhos superaram as expectativas e o valor físico das exportações subiu mais de 10%.
Em números, a redução de volume físico foi de quase 28%. A redução se deu devido às baixas na produção paranaense neste ano de 2021.
Cada tonelada de produtos referentes ao Complexo Soja atingiu o valor de US $423,88, mais de 20% maior do que no mesmo período do ano anterior. Já no quesito melhor de três, quando pensamos nos produtos do Complexo Soja, quem sai ganhando em quantidade é a exportação de soja, que representa mais de 77% do volume exportado.
Confira, agora, como está a exportação do mercado bovino no país e acompanhe algumas projeções do mercado para o segundo semestre.
Exportação de carne bovina
No cenário da agropecuária brasileira a exportação de carne bovina subiu apenas 2% em volume comparativo ao período de janeiro a abril do ano passado. Já a arroba bovina que estava em crescente nos últimos meses apresentou pequenas quedas no mês de maio.
E o que pode ter causado essa queda?
De acordo com o DERAL, foi uma junção de fatores. Em primeiro lugar a estiagem, que atrasou o plantio de aveia e azevém e, consequentemente, a engorda da boiada. Outros fatores são a maior oferta de bovinos e a alta dos insumos de alimentação animal.
A aposta agora é que as chuvas voltem a se regularizar para que as pastagens se desenvolvam, reduzindo os custos de produção dos rebanhos e mantendo a arroba em alta.
A decisão de um país vizinho, pode beneficiar as exportações brasileiras e os produtores daqui. Na segunda quinzena de maio, o governo argentino decidiu suspender as suas exportações para tentar controlar o valor interno do produto no país. Neste caso, o Brasil pode entrar como fornecedor para países que seriam prejudicados pela ausência de exportação argentina.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o mercado brasileiro de exportação de grãos, farelo e óleo, referente ao Complexo de Soja e também sobre o mercado de exportação e preço interno da carne bovina, que tal conhecer um pouco mais a fundo sobre a febre aftosa no Paraná?
Atualmente o estado é reconhecido como livre da doença, porém em outrora já foi diferente. Saiba mais em nosso artigo !