Governo lança o programa Banco do Agricultor Paranaense
Nesta semana, o Estado do Paraná anunciou o lançamento de um novo programa de financiamento para empresários rurais. Trata-se do Banco do Agricultor Paranaense.
De acordo com o governador do estado, Ratinho Jr., a iniciativa tem como intuito promover o desenvolvimento da área rural, bem como incentivar melhorias em diversos aspectos. Então, se você está curioso para saber mais sobre o Banco do Agricultor, não deixe de continuar a leitura deste post! Vamos lá?
Qual o intuito da iniciativa?
Como dissemos anteriormente, trata-se de uma tentativa de melhoria no campo, através de incentivos aos produtores rurais. Como isso vai acontecer? Segundo o governo, através de recursos para facilitar e baratear alguns processos do dia a dia desses empresários.
O objetivo é promover projetos de inovação, ou seja, aqueles que deem resultados positivos aos produtores. Isso pode acontecer tanto pela adoção de procedimentos mais modernos e equipamentos especializados quanto de modelos de negócios eficientes.
A expectativa é que o Banco do Agricultor Paranaense seja um diferencial principalmente para as cooperativas do estado. Através desse programa de financiamento, os agricultores devem conseguir dinheiro para investir nas suas terras e, claro, modernizá-las.
Em termos econômicos, como isso facilita o agricultor?
De acordo com Ratinho Jr., linhas de crédito que antes possuíam juros que chegavam a até 5% podem ser custeadas pelo governo em até 3%. Isso poderá ser feito graças a parcerias estabelecidas entre o estado e agências financeiras.
Outro ponto favorável à iniciativa é a pretensão de aumentar a irrigação das propriedades, em prol do desenvolvimento sustentável. Tudo com juros a 0%.
Quem será o maior beneficiado com o Banco do Agricultor Paranaese?
O foco principal desta iniciativa está nos pequenos agricultores. O objetivo é que o dinheiro seja mais barato para esses produtores e, consequentemente, eles consigam utilizá-lo em prol das suas propriedades.
Mas, é claro que a imagem do estado também está em jogo, pois o programa também tem foco na sustentabilidade. Ainda que o Paraná já seja um exemplo nesse quesito, com pequenos produtores também fazendo uso de energia solar, por exemplo, essa questão se mostrará ainda mais em foco.
E então, qual a sua opinião sobre o Banco do Agricultor Paranaense? Acredita que pode realmente fazer a diferença para os empresários rurais? Deixe sua opinião nos comentários!
Aproveita para ler outro post aqui do blog da TRR São José!