A safra de grãos no Brasil deve bater recorde histórico. Foto/Reprodução: Todd Trapani no Pexels

A safra de grãos no Brasil deve bater recorde histórico

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de grãos em território brasileiro deve ultrapassar a marca de 273 milhões de toneladas, de julho de 2020 a junho de 2021. Isso representa um crescimento de pelo menos 6,5% em relação à safra anterior.

Se compararmos com os resultados do mês passado, houve o aumento de 1,5 milhão de toneladas. O motivo? Principalmente, o crescimento de 1,1% da área de plantio do milho. Além disso, também houve um ganho de produtividade no plantio da soja. 

Quer saber mais sobre o assunto e a expectativa até o final da safra? Continue a leitura deste artigo!

O aumento da safra de grãos está relacionado à área de plantio

Como dissemos, houve um crescimento da área de plantio, especialmente do milho. Além disso, as culturas da segunda safra, bem como o início do plantio das culturas de inverno somaram um aumento de mais de  68 milhões de hectares. 

Isso, em conjunto com a boa performance do milho e da soja, é extremamente positivo para bons resultados. Já são mais de 3,8% da área total registrada no plantio da safra de grãos anterior. 

O desempenho dos diversos tipos de grãos

Comecemos pela soja, principal produto do agronegócio nacional. A expectativa é que sejam colhidas pelo menos 135 milhões de toneladas. Isso representa um crescimento de, aproximadamente, 8,5% em relação ao ano anterior – outro recorde batido!

Quanto à venda do grão, devem ser exportadas 85,6 milhões de toneladas. Esse número é explicado, em parte, pela alta demanda internacional.

Já em relação ao milho, deve haver um crescimento de 6,2% na produção – em média, 109 milhões de toneladas. Mesmo que a safra do grão siga um ritmo mais lento em termos de exportação, o resultado não deve deixar de ser satisfatório. A expectativa é igualar-se à última safra.

Mas, como nem tudo são flores, a safra de grãos do arroz deve reduzir pelo menos  0,8% quando comparada ao ano anterior. A produção deve chegar a 11 milhões de toneladas, aproximadamente. Em contrapartida, o feijão deve ter um crescimento de 2% na produção. 

E você? Como anda a sua produção de grãos? Conte-nos abaixo, nos comentários, se você faz parte dessa parcela de produtores! 

Aproveite e leia outros conteúdos do nosso blog!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta