Seguro rural: tudo o que precisa saber sobre a contratação do serviço
Você já ouviu falar em seguro rural? Para muitos, é uma assinatura de contrato muito simples e a importância dele está muito clara. Não à toa, as contratações de apólices passaram a marca de 190 mil em 2020. Ao todo, são mais de 13,5 milhões de hectares protegidos por seguro.
Mas, ainda existem pessoas que não sabem como funciona esse tipo de seguro e, infelizmente, vê ele como um luxo desnecessário. Devido a isso, separamos este post para explicar um pouco mais sobre o que é um seguro rural e como esse serviço pode ser útil em momentos inesperados. Quer saber mais? Então continue a leitura!
O que é um seguro rural?
Em resumo, é um contrato assinado com uma seguradora que protege os produtores de diversos acidentes e danos causados à sua área. Engana-se, porém, quem pensa que esse seguro aborda apenas as atividades agrícolas. Pelo contrário, a atividade pecuária, bem como todo o patrimônio do produtor, seus produtos e a vida do produtor também ficam protegidos.
Ao contratar uma apólice, o produtor tem mais segurança quanto à recuperação de todo o capital que foi investido na sua área rural. Logo, diminui-se a possibilidade de um prejuízo expressivo em curto e longo prazo.
Quanto à contratação, é inegável que esse é um serviço destinado a agricultores de regiões mais bem colocadas, economicamente falando. No entanto, pequenos agricultores também contam com programas governamentais, que custeiam certos prejuízos causados por fenômenos da natureza, principalmente. Um exemplo é o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).
Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural
Também chamado de PSR, esse programa tem como intuito auxiliar nos custos do seguro, a fim de beneficiar o produtor rural. A iniciativa reduz de 20% até 40% o valor de um seguro rural, baseado na política de agricultura do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Mas, você deve estar se perguntando como funciona na prática esse benefício, certo? O Mapa possui 14 seguradoras contratadas que atuam em conjunto com o PSR. Sendo assim, essas seguradoras recebem um repasse do governo do valor das parcelas do contrato, que complementa o valor total do seguro.
Por que houve o crescimento no número de contratações?
Um dos principais motivos para isso foram os crescentes problemas relacionados ao clima, comuns nos últimos anos e cada vez piores.
Diante disso, os produtores passaram a perceber que manter uma cultura de espécies sem proteção poderia ser extremamente perigoso nas condições atuais.
E você, já possui um seguro rural? Conte para nós nos comentários!
O que achou deste artigo? Para mais conteúdos como esse, fique ligado em nosso blog, pois publicamos semanalmente novos posts sobre o mercado rural!