Redução da mistura de biodiesel no diesel divide opiniões
As discussões em torno da mistura de biodiesel no diesel ganharam novos rumos neste último mês. Isso porque, a partir de 1º de março tornou-se obrigatória a adição de 13% de biodiesel ao combustível fóssil. No entanto, o Ministério da Economia cogitou reduzir essa quantidade para 8%, a fim de reduzir os custos da produção.
Contudo, alguns especialistas afirmam que essa pode ser uma decisão equivocada, que trará consequências em longo prazo. Neste post, explicamos um pouco mais sobre o assunto. Continue a leitura para descobrir!
Alívio imediato do preço
É isso que defende organizações como a Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Segundo a entidade, se houver uma redução de pelo menos 50% da mistura de biodiesel no diesel não teremos problemas com o preço do combustível.
Além disso, a CNT defende também que outros países, como o Japão, por exemplo, exigem uma porcentagem muito menor da mistura – 5% apenas no caso do país asiático. Como resultado, não têm problemas muito expressivos quanto ao preço do combustível.
Em contrapartida, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) enxerga isso como algo equivocado. De acordo com a Abiove, essa mudança é apenas uma forma de mudar a responsabilidade para outro setor, uma vez que o real problema do preço do diesel é o valor internacional do petróleo.
Reduzir a mistura de biodiesel ao diesel pode ser um “tiro no pé”
É isso que muitos especialistas afirmam, não à toa o Ministério da Agricultura suspendeu essa redução. A decisão está relacionada, entre outros fatores, à questão de que o biodiesel garante o aquecimento da economia nacional, pois incentiva o processamento interno da soja, por exemplo.
Além disso, a redução também levaria à quebra de usinas e maiores custos para a criação de animais, logo, haveria um aumento no preço dos alimentos. Outra desvantagem clara seria o aumento da emissão de gases poluentes no meio ambiente.
E então, qual o seu posicionamento no assunto? Conte para nós nos comentários!
Lembre-se que, independente de qualquer mudança, você pode continuar a contar com a qualidade do óleo diesel da TRR São José! Entre em contato conosco para saber mais!