Cresce a expectativa para uma boa colheita da maçã em 2021. Foto/Reprodução: Tom Swinnen no Pexels

Cresce a expectativa para uma boa colheita da maçã em 2021

Em fevereiro, iniciou-se a colheita da maçã em toda a região Sul do país e a expectativa é que, em 2021, os números superem a marca de 32 mil toneladas durante a safra no Paraná. Vale lembrar que esse será o segundo ano consecutivo de resultados positivos no estado.

Já no maior produtor da fruta no Brasil, Santa Catarina, os números podem ultrapassar a marca de 578 mil toneladas. As variedades com maior produção são Fuji e Gala. No Paraná, a maçã Eva é a que ganha maior destaque.

O foco deve permanecer na produtividade

Quando a produção é tão satisfatória, sempre há uma discussão em torno da possibilidade de aumentar a área plantada da espécie. No entanto, o consenso entre os produtores de maçã foi que o foco deve ser na produtividade e não na expansão do plantio.

Segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, no Paraná, o produtor colhe em média 35 toneladas de maçã por hectare. Existe a possibilidade de esse número subir até 60 mil toneladas e os custos continuarem os mesmos.

A importação da maçã x queda no preço

Muitos produtores preocupam-se com a possibilidade de o preço da maçã sofrer uma queda, principalmente, no segundo semestre, devido às importações. Contudo, especialistas afirmam que isso não deve ocorrer, já que o dólar está alto e provavelmente se manterá assim. Dessa forma, o preço da fruta deve permanecer alto nas terras brasileiras.

O que pode ocorrer é que o preço diminua em comparação ao que está hoje, devido ao início da colheita em outras regiões. Mas, ele deve continuar atrativo para os produtores, sem dúvida.

Os pequenos agricultores e o uso de tecnologia de ponta

Não é incomum que as melhores produções de maçã sejam aquelas de pequenos agricultores. Inclusive, em Santa Catarina, isso é muito comum. Mas, para manter uma boa produção, esses profissionais unem o conhecimento no campo ao uso de tecnologias extremamente vantajosas para resultados satisfatórios. 

Você já ouviu falar em planta porta-enxerto? É ela quem recebe, através de um processo chamado de enxertia, as diversas variedades de maçã. Isso é proporcionado, é claro, graças à tecnologia. Há um tempo, a produção de uma macieira levava pelo menos 8 anos. Hoje, em contrapartida, em 3 anos ela já começa a gerar frutos.

 

E você, quais as tecnologias que usa no plantio de diferentes culturas? Conte-nos abaixo, nos comentários, pois adoraríamos saber!

Se você gostou deste post e quer ter acesso a outros conteúdos, fique de olho em nosso blog, pois postamos semanalmente notícias e artigos sobre a produção agrícola e muito mais!

Aproveite que está aqui e siga-nos nas redes sociais, para ficar por dentro de todas as novidades do mercado!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta