Governo libera 17 defensivos para uso em pequenas culturas. Foto/Reprodução: Artem Beliaikin no Pexels

Defensivos: Governo libera 17 para uso em pequenas culturas

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) agora será autorizada a utilização de 17 defensivos agrícolas na produção de pequenas culturas, como feijão, por exemplo. Sendo assim, preparamos este post com mais informações sobre essa aprovação do governo. Continue a leitura para saber mais: 

O que mudou com essa autorização?

Por se tratar de culturas pequenas, mas que fazem parte da mesa de muitas famílias brasileiras, como frutas, legumes, hortaliças e alguns grãos (como ervilha e grão-de-bico), segundo o Ministério, a disponibilidade de produtos para controlar pragas nunca foi tão grande.

Com essa recente aprovação, agricultores que cultivam este tipo de planta saberão quais as doses corretas destas substâncias. Como resultado, terão mais controle sobre suas culturas e certeza de que o produto não apresenta riscos à saúde.

Entre alguns dos ativos liberados para uso, estão:

  • Produtos que têm como base a boscalida, carfentrazona-etílica, clorantraniliprole com lambda-cialotrina, clorotalonil, lambda−cialotrina, captana e glufosinato;
  • Fungicida com fluxapiroxade e piraclostrobina;
  • Inseticida com teflubenzurom;
  • Defensivos com fipronil – para culturas com suporte fitossanitário insuficiente (CSFI), que não são de uso alimentar.

Por que acrescentar mais defensivos na produção?

Hoje, não é mais surpresa que o Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos na produção agrícola. Inclusive, são muitas discussões em torno dos malefícios que essas substâncias causam.

Por outro lado, o Brasil é também um dos maiores exportadores agrícolas e, consequentemente, a produção no país é muito grande. Isso exige que medidas sejam tomadas para manter a efetividade dessa produção.

Além disso, por conta do clima brasileiro, muitas pragas não são exterminadas com o frio (como ocorre em outros países) e é preciso utilizar defensivos agrícolas para diminuir essa incidência.

Photo: Henry & Co. - Unsplash

É importante lembrar, no entanto, que o uso de agrotóxicos não deve ser feito de maneira indiscriminada. Dessa forma, os agricultores precisam estar atentos à legislação e quantidade permitida para uso dos defensivos.

Quer saber como funciona o processo de autorização e registro dos agrotóxicos? Acesse nosso post sobre o assunto!

Conte-nos a sua opinião

E você? De que lado está nesta discussão sobre o uso de defensivos agrícolas?

Deixe seu comentário abaixo, pois adoraríamos saber o que você pensa!

 Leia também:

Agrotóxicos: governo autoriza 32 genéricos para uso industrial 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta