Dia do Engenheiro Agrônomo: Atuação do profissional e origem da data
Com foco não apenas voltado à lucratividade no campo, o Engenheiro Agrônomo é o profissional que tem funções voltadas à produtividade, sustentabilidade e muito mais.
No dia de 12 de outubro, entre outras comemorações, temos também o Dia do Engenheiro Agrônomo. Profissional de extrema importância pela sua área de atuação ser uma das mais significativas em todo o mundo, principalmente no Brasil, que é um país responsável por grande parte dos alimentos cultivados, criação de animais e exportação da carne.
A formação do engenheiro agrônomo
Diferente do que se imagina, a formação em agronomia permite ao profissional capacidades amplas, as quais os permitem gerar e aplicar conhecimentos científicos e técnicas agronômicas.
Além disso, o agrônomo conta ainda com uma sólida formação humanística, desenvolvendo consciência social, cultural e crítica nas atividades que permeiam seu campo profissional.
Com esses conhecimentos é possível oferecer orientação à comunidade onde este está inserido, contribuindo de diversas maneiras para a melhoria da qualidade de vida do ser humano.
O Engenheiro Agrônomo possui, também, uma formação generalista, a qual permite ao mesmo contar com um sólido embasamento em áreas fundamentais do conhecimento científico e técnico associados às ciências agrárias e do ambiente.
No mercado de trabalho
Devido ao constante crescimento e, principalmente, aprimoramento do agronegócio em nosso país além das crescentes exportações, a necessidade e valorização desse profissional tem cada vez mais aumento, bem como as oportunidades de trabalho para os mesmos.
Origem do Dia do Engenheiro Agrônomo
Anualmente, o Dia do Agrônomo é comemorado em 12 de outubro, em decorrência da data em que a profissão foi regulamentada em nosso país, a qual ocorreu por meio do decreto de lei nº 23.196, em 1933.
Demais atuações desse profissional no mercado
Além do que conhecemos, são também atribuições do engenheiro agrônomo atividades como:
- Assistência técnica;
- Perícia;
- Consultoria;
- Planejamento;
- Análise de viabilidade técnica e econômica;
- Tecnologia de alimentos;
- Pesquisa e extensão;
- Tecnologia de irrigação e drenagem;
- Dendrometria;
- Inventário florestal;
- Estudos de tipos de vegetais;
- Manejo de pastagens;
- Alimentação e reprodução de animais;
- Melhoramento genético de espécies e mais.
Sem dúvidas um profissional que merece nosso total respeito e admiração!
A TRR deseja um feliz dia a todos os profissionais agrônomos.
Veja também:
AUMENTO NO PREÇO DO ARROZ: CONHEÇA OS MOTIVOS QUE INCENTIVARAM ISSO
NOVAS REGRAS FACILITAM O REGISTRO DE FERTILIZANTES ORGÂNICOS E BIOFERTILIZANTES