Praga na cana-de-açúcar? Saiba como combater de maneira eficiente!
Em nosso último post você pôde conhecer um pouco mais sobre uma das principais pragas a acometer a cultura da cana-de-açúcar, a cigarrinha, além de seu desenvolvimento e interferência no clima. Acompanhe no texto de hoje, como a colheita mecanizada pode contribuir com o aumento da população da praga na cana-de-açúcar e a forma de controlá-la eficazmente.
A colheita mecanizada e a hiper população da praga na cana-de-açúcar
Bem como a umidade e as temporadas de chuva, outro fator a contribuir com proliferação da cigarrinha-das-raízes é a mudança cada vez mais crescente no manejo manual da planta, para o feito de forma mecanizada, principalmente no processo de colheita da planta.
O sistema manual de colheita era efetuado com a cana-de-açúcar queimada, a qual passou para cana crua, mediante a mecanização.
Isso gera uma camada muito mais densa de palhada na área agrícola, gerando um microclima, extremamente favorável ao desenvolvimento da cigarrinha.
O início da nova prática
Em 1990, a colheita, que era feita de forma manual, passou por diversos fatores a ser mecanizada, adaptação crescente na cultura da cana.
Desde então, essa praga tornou-se, a cada nova safra, um motivo de enorme preocupação, principalmente quando levado em conta as densas reduções na produtividade da cana, sequenciadas pela redução dos rendimentos industriais e ainda a perda na qualidade do produto final, ou seja, do açúcar.
Estratégias de manejo da cigarrinha-das-raízes
Algumas medidas podem ser tomadas no que diz respeito à cigarrinha, para evitar o aumento de maus resultados.
Com isso em mente, o manejo do inseto deve ser iniciado por meio de um eficiente monitoramento da praga.
É possível e indicado fazê-lo no início do período de chuvas, e então, dar sequência durante toda a época de infestação.
Dessa forma, torna-se possível acompanhar a evolução ou ainda o controle da peste.
Em grandes áreas
Para o cultivo em extensas áreas, o controle químico, via uso de inseticidas, é bastante adotado, em decorrência de seus resultados.
Por outro lado, nos últimos períodos, observou-se áreas que exigiram de duas a três aplicações, devido à resistência da população de cigarrinhas em relação a esses inseticidas.
Em conclusão a isso, é de extrema importância o desenvolvimento de novas moléculas para melhor controlar as cigarrinhas e ainda reduzir o risco de evolução da resistência nas populações.
Resultados que já puderam ser observados recentemente.
Confira a seguir:
Nova técnica para controlar a praga na cana-de-açúcar
Desenvolvido com base na molécula inseticida inédita e específica para o controle da praga na cana-de-açúcar (cigarrinha), o novo produto intitulado por maxsan apresenta efeitos superiores de choque e maior residual para o controle de todas as fases da mesma.
A aplicação do produto é bastante indicada para a fase da cultura (com potencial maior de ocorrência e dano da praga), que pode variar entre a fase de brotação até a de crescimento dos colmos.
Nesse caso, é indicado que o produtor realize no máximo 1 aplicação por ciclo da cultura, aumentando, assim, as chances de obter uma melhor produtividade.
Acompanha tudo do mundo agro?
Então não deixe de conferir nossos artigos semanais com as últimas notícias e dicas do agronegócio, Brasil e mundo.
Sobre a TRR São José
A TRR São José é referência na distribuição de óleo diesel na região dos Campos Gerais. Com 30 anos de mercado, atua no transporte e revenda de combustíveis para pequenos, médios e grandes consumidores.
Conheça mais sobre nosso trabalho acessando nosso site, bem como redes sociais!
Veja também:
NOVAS REGRAS FACILITAM O REGISTRO DE FERTILIZANTES ORGÂNICOS E BIOFERTILIZANTES
SOJA NO SUL DO PAÍS: ACOMPANHE AS PERDAS E GANHOS DA ÚLTIMA SAFRA