Safra de grãos em 2020: Conheça estimativa do IBGE para o setor no país
De acordo com levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), safra de cereais, oleaginosas e leguminosas deve fechar esse ano em 247 milhões de toneladas. As estimativas levantadas, apontam uma produção 2,3% maior que 2019. Tratam-se de 5,5 milhões de toneladas a mais.
Em comparação com 2019, no que diz respeito as principais lavouras de grãos do país, estão estimados aumentos de 6,7% na produção de soja, significando um total de 121 milhões de toneladas até o final desse ano (2020), de 3,5% no arroz, sendo equivalente a 10,6 milhões de toneladas.
No entanto, quedas também são esperadas.
Na produção de milho, por exemplo, até o fim do ano poderão haver 3,4% na diminuição da produção do produto, o que significa cerca de 97,1 milhões de toneladas e de 2% no algodão herbáceo, sendo 6,8 milhões de toneladas.
O feijão também deve fazer parte desse grupo com queda de -1,9%.
Demais produtos da agricultura brasileira
Fora os grãos, outros produtos da matriz agrícola do país também foram estimados pelo IBGE.
É o caso por exemplo da cana-de-açúcar, que deve fechar o ano com alta de 0,5% (produção de 670,6 milhões de toneladas), além do café estimado com 15,5% de crescimento(produção de 3,46 milhões de toneladas).
Frutas como a uva e a tradicional laranja também estão entre os exemplos com 0,4% de aumento e 4,4% respectivamente.
Entre os que deverão sofrer quedas estão:
Tomate (-4,8%);
A produção de banana (-3,8%);
Mandioca (-1,1%);
Batata-inglesa (-2,1%), tomate (-4,8%).
Compartilhe!
A TRR São José é referência na distribuição de óleo diesel na região dos Campos Gerais. Com 30 anos de mercado, atua no transporte e revenda de combustíveis para pequenos, médios e grandes consumidores.