Nuvem de gafanhotos pode ser afastada do país por chuva e frio
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento declara estado de emergência fitossanitária nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul em decorrência do surto da Schistocerca cancellata (nuvem de gafanhotos) em regiões produtoras desses estados.
No entanto, com a previsão de baixa nas temperaturas e chegada de chuva, a qual foi confirma no estado do Rio Grande do Sul nessa quinta-feira, é esperado que os gafanhotos se afastem do Brasil.
Essas perspetiva é aguardada devido à popularmente os gafanhotos não gostarem do frio, por isso a geada esperada até o sábado será muito aguardada.
Principalmente quando falamos nos produtores da região que já começaram a ser afetados.
Alerta da chuva de gafanhotos ao Brasil
O alerta às autoridades de nosso país foi feito pelo Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar do nosso país vizinho, Argentina.
Se a nuvem de gafanhotos persistir e as condições climáticas continuarem a serem favoráveis para a disseminação do inseto, muitas pastagens poderão ser afetadas.
Segundo o secretário da Agricultura Covatti filho, em entrevista para o portal G1, “Estamos atentos a todo o movimento e discutindo ações para preparar o Estado caso haja avanço da nuvem de gafanhotos. O risco existe e não podemos ignorar” disse.
Origem da nuvem de gafanhotos
É pautado que a nuvem de gafanhotos possivelmente tenha chego ao país por meio do Paraguai, onde há uma considerável produção de milho, cana-se-açúcar e também de mandioca.
A movimentação da praga tem influência dos ventos, além da incidência de altas temperaturas.
Produtor, atente-se a aparição da nuvem de gafanhotos em suas propriedades!
Ao identificar a presença dos gafanhotos em grande quantidade , é orientado que seja informado imediatamente a situação a inspetoria de defesa agropecuária do município.
Em consequência da enorme capacidade que esses insetos têm de consumir lavouras é de urgência que a praga seja identificada e freada.
Com isso, será possível evitar que os animais sofram severamente com a falta desses recursos, bem como a nós e a economia do país ainda mais.
Compartilhe essas informações!