Preço do petróleo dispara após morte de general do Irã

Após ataque americano, bolsa europeia abre em queda e o preço do barril de petróleo avança mais de 4%

 Os contratos futuros do petróleo subiram mais de 4%, chegando a quase US$ 70 dólares o barril nesta sexta-feira (3).

O fato ocorreu após um ataque aéreo feito pelos Estados Unidos, que ocasionou o óbito de um dos principais chefes militares do Irã.

Uma hora após a divulgação da morte do general Qassem Soleimani por portais de notícia, o preço do petróleo no mercado internacional já tinham aumentado 4%.

 

O Iraque, é o segundo maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), e chega a exportar em média 3,4 milhões de barris de petróleo por dia.

 

Veja mais: A polêmica envolvendo agricultores e criadores de animais por conta do aumento na exportação de milho 

 

Os preços do petróleo haviam disparado no mês de setembro, após ataques contra instalações petrolíferas da Arábia Saudita, que reduziram à metade de sua produção por um curto espaço de tempo.

 

O presidente Trump responsabilizou o Irã por este ataque, assim como por outros contra alguns petroleiros que circulavam pelo Golfo.

O ataque em Bagdá

Os Estados Unidos confirmaram a autoria do bombardeio ao aeroporto de Bagdá, que matou Soleimani, Abu Mahdi al-Muhandis, chefe de milícia iraquiana, além de mais seis pessoas.

 O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que uma dura vingança aguarda os “criminosos” que mataram Soleimani

 

Com isso, a embaixada dos Estados Unidos em Bagdá solicitou hoje (03/01) que todos os cidadãos norte-americanos deixem o país imediatamente, dada às informações e nível de tensão.

Escalada das tensões

Soleimani era um dos homens mais poderosos do Irã, sendo um alto líder das forças militares iranianas e um herói nacional. Por isso, especialistas dizem que o impacto geopolítico do atentado será grande.

Para estar sempre por dentro das últimas notícias do Brasil e do Mundo da economia, agronegócio e muito mais, acompanhe nosso blog!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta