Mitos e verdades sobre o consumo de combustível

Foto/Reprodução: Posto de combustível. Via: Ethan Cull on Unsplash

Em tempos de economia recessiva, é comum que os motoristas busquem todo e qualquer tipo de prática que possa ajudar a economizar combustível na hora de dirigir. Entretanto, muitas das práticas difundidas, além de não serem verdadeiras, podem danificar o veículo e comprometer a segurança tanto do motorista quanto dos passageiros. Pensando nisso, resolvemos desvendar alguns mitos e verdades a respeito do consumo do combustível; confira:

  • Manutenção em dia facilita o controle de combustível: Verdade. Óleo vencido faz aumentar o atrito interno das peças do motor e consequentemente também o consumo, por isso, troque-o regularmente. Trocar os filtros de óleo, ar e combustível também é de extrema importância. Siga fielmente os prazos estipulados pelas montadoras e o motor do seu veículo terá um ótimo desempenho, sem impurezas que interfiram na mistura de ar e combustível e na lubrificação de suas partes;
  • Calibrar mal os pneus afeta o consumo: Verdade. Quando os pneus dos veículos não estão devidamente calibrados, o atrito com o chão é maior, exigindo mais do motor para retirá-lo da inércia e mantê-lo em movimento, consequentemente, consumindo mais combustível;
  • Deixar as rodas desalinhadas não afetam o consumo: Mito. Um carro com rodas desalinhadas possui um consumo maior do que se estivesse devidamente alinhado, pois, se uma das rodas não estiver rodando normalmente, o motor será obrigado a trabalhar com mais força para estabilizar o veículo;
  • Ar condicionado ligado faz diferença no tanque: Verdade. Rodar com o ar ligado aumenta o consumo, pois o compressor do sistema é acionado por uma correia conectada diretamente à polia do motor. Isso significa que cada giro do motor é aproveitado para fazer rodar, além das rodas, acessórios como o compressor do ar condicionado;
  • Vidros abertos aumentam o consumo de combustível: Verdade. A perda na aerodinâmica com a entrada de vento pelas janelas do veículo compromete o rendimento graças a um aumento significativo da resistência do ar. Abrir os vidros em altas velocidades cria o chamado efeito paraquedas, em que o próprio carro funciona como uma bolsa de ar e assim exige muita força do motor, portanto, pedindo mais combustível para superar essa barreira adicional;
  • Vidros fechados compensam o gasto do ar-condicionado: Mito. Não há dúvida de que, ao fechar os vidros na estrada, você melhora a aerodinâmica do carro, consumindo menos combustível. Agora, falar que o combustível que você economiza com isso compensa o que iria gastar a mais se ligasse o ar-condicionado não é correto. Isso seria verdade apenas em velocidades realmente elevadas, como uns 200km/h por exemplo, que está longe de ser uma velocidade segura;
  • Colocar ponto morto na descida reduz o consumo: Mito. Descer engrenado na marcha correta consome menos combustível do que descer desengrenado. Isso acontece porque o carro engrenado entende que está na descida e não precisa fazer força, cortando a injeção de combustível no motor — o que não acontece quando colocamos o carro em ponto morto na descida. Além disso, descer de desengrenado também põe em risco a vida do motorista e dos passageiros, uma vez que o carro em ponto morto não pode aproveitar o freio motor.

Fonte: meuportoseguro.

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