Produtores de laranja do país comemoram alta produtividade

O setor produtivo pesquisou e se modernizou nos últimos 15 anos para retardar a progressão do greening, maior rival da citricultura e comemora alta produtividade.

Produtores de laranja de todo o país colheram o correspondente a  390 milhões de caixas da fruta nesta próxima safra. Trata-se do maior índice de produtividade da histório de diversos agricultores, que estão lucrando , aproximadamente, 1.050 caixas por hectare.

A produção de laranja no Brasil  

Hoje, cerca de três quintos do suco de laranja ingerido em todo o mundo, trata-se de suco de brasileiro. Resultado que só foi possível após um empenhado combate ao principal inimigo do fruto, o greening.   

Não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, a lavoura do fruto da laranja, representa uma das mais sensíveis e propensas a sofrer ataques de doenças e pragas. Motivo que causou uma grande preocupação e requereu enormes cuidados a milhões de árvores de laranja nas últimas décadas.

E mais: Saiba como criar abelhas sem ferrão em sua residência 

Entretanto, foi graças a essa dificuldade, que nasceu o (Fundecitrus), o Fundo de Defesa da Citricultura, residido em Araraquara, no interior de São Paulo.

Sobre o greening

Apenas no Brasil, o greening já causou a devastação de mais de 56 milhões de árvores nos últimos anos. A doença não possui cura conhecida. Trata-se de um inseto (o psilídeo), que possui apenas 3 mm e tende a se espalhar com grande facilidade pelos pomares.

É possível identificar a doença através do amarelecimento dos ramos e das folhas nas árvores. Além disso é comum observar também que os frutos não se desenvolvem, ficando pequenos e com aspecto murcho.

Combate ao greening

Eliminar as plantas afetadas pela doença é, ainda, a principal prática recomendada aos citricultores. Com isso, cerca de 86% dos laranjais foram eliminados e substituídos por novas plantas.

O futuro para o cultivo do fruto

Segundo o Fundecitrus, agora é o tempo de trabalhar para desenvolver plantas que sejam cada vez mais resistentes ao psilídeo, (inseto transmissor do greening).

A iniciativa e solução para o combate da doença, veio através do Vietnã, que observou nas goiabeiras, compostos que repelem o psilídeo.

Veja ainda: Como agricultores aumentaram sua renda através da energia eólica

Agora, o objetivo dos pesquisadores é transferir este material genético para os laranjais, através da identificação dos compostos presentes na goiaba, gerando técnicas cada vez mais inovadoras para o combate da doença nos pomares.

Gostou dessa notícia e informações? Então não deixe de acompanhar nosso blog, para continuar sempre por dentro de todas as novidades do mercado do agronegócio. 

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta