Abelhas sem ferrão: saiba como criá-las em casa [P.1]

Criar abelhas, além de ser uma atividade desestressante e bastante prazerosa, contribui com a preservação do meio ambiente.

Veja também: Saiba o que é como fazer uma compostagem em sua casa 

Bastante pautada nos últimos anos, a criação de abelha sem o ferrão se tornou algo popular entre regiões urbanas e mais precisamente residenciais. Uma realidade não imaginada antes. 

As abelhas popularmente conhecidas, além de grande área verde com presença de flores e frutos que são primordiais para seu desenvolvimento e grande produção de mel, exigem um preparo adequado tanto em treinamento como de equipamentos para retirar os favos produzidos por elas das colméias.

As grandes vantagens de criar abelhas sem ferrão em casa 

Os argumentos e vantagens positivas existentes para que uma pessoa realize a criação dos insetos em área urbana, são inúmeros. Entre elas, atender a enorme demanda, tanto de polinização como para a produção de mel, geleia real e própolis, por exemplo.

E mais: Conheça as vantagens do motor a diesel 

Outro benefício advindo dessa atividade, é a conscientização da população em relação ao meio ambiente que, consequentemente, é preservado com maior cuidado, já que servem de alimentos para esses insetos. Devido a isso, o acúmulo e descarte incorreto de lixo sofre uma diminuição significativa.

Já imaginou o quão interessante seria produzir seu próprio mel e ainda amenizar os impactos ambientais?

O que uma pessoa deve saber antes de iniciar uma criação de abelhas sem ferrão em sua casa ? 

Foto/Reprodução: Abelha em flor. Via: Maxime Gilbert – Unsplash

Caso seja do seu interesse ou mesmo curiosidade saber sobre as indicações e necessidades para iniciar uma criação de abelhas, preparamos a você uma lista de dicas especiais e muito importantes que devem ser seguidas para se obter sucesso nessa empreitada. Acompanhe:

  • É necessário que se more próximo à uma vegetação abundante, como perto de uma praça ou mata nativa, por exemplo;
  • A criação deve começar com três ou quatro colmeias no máximo, e ir aumentando gradativamente, à medida que as abelhas vão se desenvolvendo e você, como criador, ganhe experiência;
  • Certifique-se de que em sua casa ou próximo a ela, existam espécies de plantas ornamentais e frutíferas, já que, espécies como essas são fundamentais na alimentação das abelhas;
  • Tenha cuidado com a exposição da colméia ao sol. Devido à uma sensibilidade em relação a ele, as colmeias não podem ficar expostas a luz solar direta entre as 10 horas da manhã e às três da tarde;
  • Prefira espécies que já foram adaptadas ao meio urbano;
  • Nunca tente criar abelhas nativas de uma região em outra, como por exemplo: a Tiúba, do Nordeste, na região Sul. Caso cometa este erro, consequentemente sua criação e produção nunca obterão sucesso.

Está gostando das dicas? Então não deixe de acompanhar nosso próximo post. Nele, você irá descobrir como criar abelhas sem ferrão em sua casa, em área urbana, de maneira simples e bastante eficaz.  

 

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta