Amarelão: pesquisadores desenvolvem controle a praga

Amarelão: pesquisadores desenvolvem controle a praga

Através de um estudo realizado pela Fundecitrus (Associação privada do Fundo de Defesa da Citricultura), é possível que vespas auxiliem no combate ao amarelão, praga que já arruinou toneladas de laranjas no país, destinadas ao comércio.

Estudiosos da área apostam num controle biológico a praga utilizando vespas. Também conhecida como amarelão ou greening, esta é uma das principais doenças que podem atingir os laranjais no país.

Proliferação

Veja também: Os benefícios de utilizar drones na agricultura 

A proliferação da praga é tão intensa, que já destruiu cerca de 56 milhões de pés de laranja entre os principais produtores do Brasil, o que é catastrófico para a economia e produtores desse mercado.

A praga trata-se da instalação do inseto conhecido como psilídeo, a fruta, que hoje se encontra em maior parte, longe das plantações da laranja. Por isso, um dos principais objetivos dos pesquisadores é, manter esse insetos nas plantas não destinadas ao mercado de cítricos, fazendo com que não atinjam as frutas comerciais.

Veja ainda: Como aumentar a vida útil dos tratores 

Quando esse processo não é não é viável, é ativado então o controle biológico realizado através das vespas (Tamarixia radiata).

As vespas depositam seus ovos na pupa do psilídeo, que representa a fase em que o inseto se encontra antes de chegar a fase adulta. Feito isso, a larva da vespa cresce dentro da pupa e se alimenta dela até se desenvolver por completo. Com isso, a pupa parasitada morre e o ciclo de reprodução do psilídeo é interrompido.

Amarelão: pesquisadores desenvolvem controle a praga

Foto/Reprodução:Laranjal. Via: Paul Hanaoka – Unsplash

Uma média de 3 milhões de vespas já foram espalhadas pelos laranjais não comerciais para dar início ao controle da praga.

E mais: Aprenda a armazenar grão corretamente evitando perdas  

Toda essa ação tem por objetivo prevenir que o inseto chegue às propriedades comerciais de laranja, fazendo com que os frutos que serão comercializados não sejam contaminados. 

E se precisar de diesel para os caminhões no transporte de sua produção, conte com a TRR São José

Compartilhe essa matéria com sua equipe e familiares e contribua com a economia do país e aumento e qualidade efetiva de suas próximas safras.

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta