Como armazenar grãos corretamente
A armazenagem correta dos grãos é de extrema importância, pois está pontualmente ligada ao resultado de cada safra. Diversos agricultores perdem em média 25% de sua safra total, por ano. Isso se deve a armazenagem inapropriada dos grãos, desde erros cometidos na montagem das estruturas de armazenamento até na regulagem incorretas de temperatura.
Existem diversas mudanças a serem realizadas quando o assunto é qualidade e produtividade nesse setor.
Para lhe ajudar, trouxemos hoje, 5 passos para melhorar efetivamente seus resultados na próxima safra. Confira:
Inspecione a armazenagem de grãos
Fazer um controle efetivo dos grãos, a curto e longo prazo, contribui muito para a qualidade final do material produzido, garantindo assim safras mais lucrativas.
Observe todos os aspectos de seu galpão e oriente os trabalhadores que o auxiliam para que interfiram sempre que a qualidade dos grãos corra risco de ser comprometida.
Implemente acessos adequados para a logística
Acessos adequados para os veículos contribuem no ganho do tempo em que o produto leva para ser entregue aos postos de venda e distribuição.
Com planejamento de acesso e carregamentos bem adequados, é possível reduzir consideravelmente as perdas e eliminar focos de contaminação.
Ventilação correta
Para que a armazenagem de grãos seja feita de forma eficiente, é necessário priorizar a correta ventilação dos galpões. Essa medida evita possíveis contaminações que possam atingir a produção.
Outro ponto primordial é o controle de umidade que passa através da aeração, com a finalidade de regular a temperatura. Esse processo é essencial para a secagem ou fornecimento de umidade necessária aos grãos.
Funcionários qualificados
Assim como os investimentos e esforços empenhados em evitar perdas no armazenamento, o conhecimento adquirido por seus colaboradores também é muito importante.
Eles estão em contato direto com a sua produção. E, estando bem instruídos, poderão aplicar medidas preventivas para garantir a qualidade final de seus grãos.
Incentive a aprendizagem de seus funcionários, certifique-se de passar a eles o conhecimento adequado sobre o trabalho, de forma minuciosa. Se possível, leve-os a treinamentos, cursos e feiras onde possam ficar sempre por dentro de novas informações e tecnologias e, assim, garantir a segurança e rendimento de suas safras.
Estruturas adequadas
Ratos, traças, insetos coleópteros e outras pragas representam alguns dos perigos encontrados na armazenagem incorreta de grãos. A construção correta de galpões com capacidade de conter umidade, também contribuem na contenção de pragas.
Caso decida realizar uma proteção imediata de seus grãos, utilize lonas de forma temporária, para auxiliar na prevenção de possíveis prejuízos a sua safra.
Certifique de que sua estrutura esteja dentro dos padrões de qualidade requeridos. A umidade dentro dos galpões não pode ultrapassar 13%. Além desses cuidados, uma boa impermeabilização do piso, teto e paredes pode contribuir nisso.
E se precisar de diesel para os caminhões no transporte dos seus grãos, conte com a TRR São José!
Compartilhe essa matéria com sua equipe e familiares e contribua com o aumento efetivo de sua próxima safra.