Você sabia que combustível tem prazo de validade?

Ao fazermos compras em um supermercado, é comum verificarmos sempre o prazo de validade do produto na embalagem.

Isso também acontece com outras substâncias, como tintas e produtos de limpeza. Você sabia que combustíveis também têm prazo de validade?

Verificar a procedência e o prazo de validade de um combustível antes de abastecer um veículo deveria ser um passo fundamental antes da escolha do local para o abastecimento.

O prazo de validade do combustível garante que os elementos presentes em sua composição permaneçam em sua condição química correta.

Além de estar atento na hora do abastecimento, é importante lembrar que o combustível também pode ter seu prazo ultrapassado quando fica muito tempo parado no tanque do veículo.

Um combustível vencido pode trazer sérios problemas ao funcionamento do veículo como danos ao motor e problemas na partida.

Quando o combustível está fora da validade?

A Agência Nacional do Petróleo possui um teste chamado de ‘período de indução’. Neste teste, é possível atestar o prazo do combustível.

O teste consiste em expor uma amostra de combustível a uma indução de oxigênio onde ela deve resistir por cerca de 360 minutos, sendo que neste ambiente simulado cada 60 minutos equivalem a um mês de armazenamento em condições corretas.

De acordo com os dados fornecidos por este teste, o combustível pode estar dentro de seu prazo de validade por até 6 meses, em um ambiente adequado e protegido da luz e do calor.

Dentro do tanque do veículo este prazo é diferente, devido a exposição ao oxigênio e ao calor.

Quando tem seu prazo ultrapassado dentro do tanque, o combustível perde suas propriedades e se torna mais propenso a formar uma borra residual.

Para evitar problemas, recomenda-se que o combustível não permaneça por muito tempo dentro do tanque do veículo.

Além disso, procure sempre abastecer em postos de confiança e com procedência garantida.

 

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta