Os perigos de dirigir cansado
Dirigir cansado é um hábito frequente de muitos motoristas.
A organização americana National Road Safety Foundation desenvolveu um estudo que aponta que dirigir cansado ou com sono oferece os mesmos riscos de dirigir sob o efeito de álcool.
O estado de sonolência diminui os reflexos, e aumenta a chance de acidentes graves, pois muitos motoristas acabam tirando cochilos durante alguns segundos enquanto dirigem.
Alguns sinais de alerta para o motorista que está dirigindo cansado são: dificuldade de manter o foco, esquecer o que aconteceu nos últimos segundos ou minutos, perceber que o carro está saindo das faixas ou dificuldade em manter os olhos abertos.
A qualquer um destes sinais, é recomendado que o motorista faça uma parada para descanso.
Além disso, é importante que o condutor faça paradas a cada duas horas ou 200 quilômetros percorridos, para evitar a exaustão extrema.
Para evitar o cansaço excessivo, o motorista deve ter uma boa noite de sono antes da viagem, evitar comidas muito pesadas e remédios que causam sonolência.
Ingerir café ou energético pode funcionar durante um tempo, mas não devem ser utilizados como substitutos do sono.
Dirigir com sono é infração?
A direção durante períodos de cansaço extremo pode se enquadrar em algumas infrações do Código de Trânsito Brasileiro, já que dirigir sem atenção ou sem estar em estado físico e psíquico adequados, é uma infração com penalidade de multa e pontos na carteira.
Além disso, se o motorista dirigir sob os efeitos do sono causar um acidente grave, ele pode ser acusado de crime de trânsito por homicídio culposo, quando não tem a intenção de matar.