Entenda porque seu veículo gasta muito combustível
Você notou que seu carro consome mais combustível que o habitual? Então fique atento! Existem diversos fatores que podem influenciar no consumo do veículo e muitos deles podem ser resolvidos.
É importante estar sempre atento aos sinais do seu veículo para evitar gastos desnecessários. Além das características de fábrica, existem outros fatores que fazem o consumo variar.
Comece identificando manualmente qual o consumo do veículo. Para isso, encha o tanque, anote a quantidade abastecida e o número registrado no hodômetro.
Quando o tanque estiver quase vazio, subtraia o número atual do hodômetro pelo previamente anotado e divida a quilometragem pela quantidade de combustível abastecida.
Com esse resultado será possível observar se há ou não alteração no consumo.
Quais fatores mudam o consumo?
Um dos primeiros fatores a ser observado é a calibragem dos pneus. Recomenda-se que a calibragem utilizada seja sempre a recomendada pelo fabricante do veículo.
Andar com o pneu murcho ou com excesso de pressão aumenta o consumo. É importante estar atento também ao alinhamento das rodas.
É preciso analisar também se o carro estiver com excesso de peso,seja de bagagem ou passageiros. Neste caso, o veículo vem com recomendações de fábrica para calibragem em situações que o carro precise comportar mais peso.
O filtro de ar deve ser verificado e trocado sempre que necessário, principalmente se o veículo transita com muita frequência em ambientes com muita poeira ou poluição. As velas também devem sempre estar com a manutenção em dia.
O escapamento é um vilão do consumo. Utilizar um escapamento que não é original do modelo do veículo, ou que esteja danificado, altera o fluxo de escape dos gases da queima.
A forma como o condutor dirige também faz o consumo variar. Dirigir o veículo sem frenagens e acelerações bruscas faz o combustível render mais.
Além de todos os fatores relacionados ao veículo, é importante estar atendo a qualidade do combustível utilizado. Combustíveis adulterados tendem a aumentar o consumo e causam danos a longo prazo.