7 árvores para plantar em um ambiente urbano
A falta de árvores nas grandes cidades transformam os ambientes urbanos em grandes ilhas de calor. A cidade de São Paulo, por exemplo, registrou 34,3º C no último dia 17/9, a temperatura mais alta registrada no inverno desde 2004. E o fato, não é isolado. As temperaturas estão subindo em muitas capitais das regiões Sudeste e Centro-oeste, enquanto na região Sul, está geando.
Sabendo disso, alguma cidades estão investindo em campanhas que visam incentivar o plantio de árvores – e não só isso, mas também a manutenção delas – para minimizar os efeitos do calor, aumentar a umidade do ar, deixar as cidades mais verdes e mais bonitas.
Um bom exemplo a ser seguido nas demais cidades do Brasil é a cidade de Senhora dos Remédios, em Minas Gerais. Em Senhora dos Remédios, a população já tem o hábito de plantar uma árvore cada vez que nasce um bebê na cidade. A campanha caiu na internet e se espalhou pelo Brasil.
Hoje, outras cidades já implantaram o “Uma criança, uma árvore”. Veja a lista das cidades participantes desse lindo projeto: Clevelândia (PR), Sorocaba (SP), Itaperuna (RJ), Ituverava (SP), Diamantina (MG), Guarapari (ES), Penápolis (SP), Passos (MG), Tramandaí (MG), São José do Rio Preto (SP) e São Caetano do Sul (SP).
Sabendo da necessidade de ter árvores espalhadas pelas cidades, nós da TRR São José separamos uma lista com 7 tipos de árvores para plantar em um ambiente urbano; confira aqui e plante a sua:
- Ipê roxo (Tabebuia avellanedae);
- Ipê amarelo (Tabebuia serratifolia);
- Quaresmeira (Tibouchina granulosa);
- Cássia (Cassia spectabilis);
- Manacá-da-Serra (Tibouchina mutabilis);
- Resedá (Lagerstroemia indica);
- Pata-de-vaca (Bauhinia forficata).
Fonte auxiliar: Globo Rural