5 Cuidados que todo estradeiro deve ter com os pneus do caminhão
Todos nós sabemos que requer muito investimento quando se trata de manutenções de pneus de caminhões, ainda mais se forem em vários veículos da mesma frota. Por conta disso, é necessário ter bastantes cuidados com eles, para que a sua vida útil tenha prazo prolongado. Além de economizar dinheiro, conservar os pneus também aumenta o desempenho do veículo. Então fique de olho!
Confira a seguir, cinco cuidados que todo estradeiro deve ter com os pneus do caminhão:
- Ande na lei: Segundo a resolução do CONTRAN n.º 558/80 (Conselho Nacional de Trânsito), os sulcos dos pneus não podem ser menores que 1,6 mm de profundidade. Todo pneu abaixo desse limite é considerado careca e sem as condições legais, oferecendo riscos a você e àqueles que cruzam o seu caminho.
Então lembre-se de ficar atento! - Calibragem dos pneus: Procure ler o manual de instruções do fabricante, para saber quais são as pressões de ar recomendadas.
Geralmente, é recomendado fazer a calibragem a cada duas semanas. - Rodízio: Esta medida auxilia de forma positiva. Realizando o rodízio, você consegue equilibrar o desgaste entre todos os pneus e garantir mais tempo de vida útil.
- Balanceamento: Nota-se que a falta deste serviço causa desconforto no motorista, pois, é visível a perda de tração, de estabilidade e desgastes nos pneus.
É recomendável que a cada 10 mil quilômetros seja feito este procedimento em um mecânico de confiança! - Alinhamento: Já este serviço é recomendável quando sofrer algum tipo de impacto na suspensão, ou a cada 10 mil quilômetros também.
Agir preventivamente pode salvar vidas e também maiores dores de cabeça com gastos no futuro. Então, observe diariamente o seu veículo e procure fazer as revisões nas datas informadas pelo seu mecânico de confiança.