Caminhão na estrada

5 Alertas para a manutenção do caminhão

Não ter o hábito de levar o caminhão para manutenção regularmente pode acarretar inúmeros prejuízos para o caminhoneiro, tanto na segurança quanto no bolso.

Portanto é importante fazer a revisão no período indicado pelo fabricante ou mecânico de confiança.

Além disso é recomendável ficar sempre atento aos sinais que o caminhão emite durante o uso. Ele pode denunciar falhas, e se elas forem descobertas logo é possível solucionar rapidamente, procurando uma ajuda profissional.

Veja algumas dicas para saber identificar problemas mecânicos do seu caminhão:

Ruídos na troca de marcha ou no freio

Se o veículo estiver emitindo sons com ruídos na troca da marcha ou no freio, ou então se o condutor sentir dificuldade ao encaixar as marchas, é necessário não força o veículo imediatamente e chamar ajuda de um profissional para fazer uma investigação!

Fumaça

Fique sempre atento ao tipo de coloração da fumaça que sai do escape do caminhão. Se a fumaça estiver branca, cinza azulada ou muito escura, indica que há algo de errado com o motor.

Óleo

Durante uma troca de óleo é importante verificar a cor e o aspecto do óleo usado. Se notar pequenos resíduos metálicos nele é sinal de que existem problemas com os ímãs do motor. Fique atento pois estão em atrito irregular!

Pneus desgaste irregular

Verificar o desgaste irregular dos pneus é uma obrigação! Geralmente ocorre por distribuição irregular de peso, desalinhamento das rodas, entre outros. Para solucionar o desgaste irregular é necessário algum tipo de alinhamento, balanceamento de rodas, geometria ou uma investigação mais precisa.

Perda de força

Geralmente quando o veículo perde a potência, o problema são bem variados. Pode ser filtro de ar obstruído, unidades injetoras ou módulos de injeção desregulados, ou até mangueira do intercooler com defeito. Sendo assim fique de olho e busque um mecânico para solucionar esse problema.

Fique sempre atento no desempenho do veículo e mantenha a revisão em dia!

Fonte: Opentechgr.

Compartilhar
Nenhum Comentário

Deixe uma resposta